Artigos

17 out 2024

COMBINAÇÃO EXPLOSIVA


Compartilhe!           

NA QUÍMICA

Nas aulas de QUÍMICA, mais do que sabido, os alunos do ensino médio tomam conhecimento (??) de que uma -COMBINAÇÃO EXPLOSIVA-, do tipo que pode causar danos ao ambiente, se dá através da mistura de substâncias -sólidas ou líquidas, cuja -reação química- produz gás a uma velocidade, pressão e temperatura.


NA ECONOMIA

Já nos cursos de ECONOMIA, pouco importando o grau de qualidade dos ensinamentos assim como dos professores, uma COMBINAÇÃO EXPLOSIVA se dá, por exemplo, quando um ou mais governantes, notadamente os POPULISTAS, têm olhos voltados para o CRESCIMENTO DAS DESPESAS e, na tentativa da busca de um eventual EQUILÍBRIO FISCAL, quando isto passa pelas cabeças desses párias, o esforço é totalmente direcionado para o AUMENTO DA RECEITA via ELEVAÇÃO DE TRIBUTOS. 


ESPECIALIDADES PETISTAS

Mais do que sabido, além de ESPECIALISTAS EM CORRUPÇÃO, considerada como MARCA REGISTRADA dos governos petistas em todos os níveis - municipal, estadual e federal,- também se destacam como exímios ESPECIALISTAS na arte de EXPLODIR CONTAS PÚBLICAS, cuja consequência óbvia, no longo prazo, se traduz através da REAÇÃO obtida através da COMBINAÇÃO do BAIXO CRESCIMENTO ECONÔMICO E ALTA DE INFLAÇÃO.


DANOS AO AMBIENTE

Essa desastrosa COMBINAÇÃO causa sérios DANOS AO AMBIENTE, de forma indiscriminada, tanto aos PREÇOS DOS ATIVOS em geral (não por acaso o dólar subiu mais aqui do que no resto do mundo) quanto as expectativas dos AGENTES ECONÔMICOS (famílias, empresas, investidores, bancos, etc.). Mais: como as medidas arrecadatórias não bastam para tapar o buraco das finanças, o governo trata de driblar regras, cogita aumentos de impostos, tenta, como lembra Fernando Jasper, da Gazeta do Povo, se apropriar de DINHEIRO ESQUECIDO dos outros e até pegar de volta o que deve a pessoas e empresas. Quando aparece um imprevisto (nem tão imprevisível, aliás), precisa gastar por fora.


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: QUEM VIVE DE EMENDAS NÃO SE EMENDA. NEM SE RECOMENDA, por Percival Puggina. Confira: https://pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/quem-vive-de-emendas-nao-se-emenda-nem-se-recomenda-171024