Artigos

01 fev 2006

COM A PALAVRA O ESPECIALISTA


Compartilhe!           

O INSISTENTE LOCAL
Tenho sido um dos poucos comunicadores a insistir, constantemente, pela necessidade que temos de fazer as reformas que possam nos livrar das amarras que impedem o nosso crescimento e desenvolvimento. A maioria, lamentavelmente, prefere sempre encontrar outros culpados pelo nosso pífio crescimento, onde as taxas de juros e câmbio são os mais utilizados. Ao invés de culparem a má Constituição, elegem, equivocadamente, certos vilões que nem culpa têm.
O ESTRANGEIRO
Pois, não é que acabo de encontrar um estrangeiro, alguém de fora do país, para endossar as minhas proposições? Quem sabe, o americano Norman Gall, especialista em assuntos latino-americanos, seja mais claro e entendido por aqui do que os poucos brasileiros que vivem dizendo e repetindo a mesma coisa. O fato de não ser brasileiro, e ser estudioso, pode, quem sabe, merecer mais confiabilidade sobre o que diz e pensa sobre os nossos defeitos institucionais, os quais insistimos que permaneçam defeituosos.
PÁGINAS AMARELAS
A rigidez na nossa legislação trabalhista, segundo Gall, em entrevista concedida às páginas amarelas da revista Veja desta semana, é um dos defeitos antigos que evitamos corrigir. Como todos sabem, pelo tamanho e crescimento vigoroso da nossa economia informal, a CLT impede brutalmente a geração de empregos. Gall também assinala que os nossos gastos com a Previdência são excessivos.
PREVIDÊNCIA MALDITA
Para enfatizar o comentário informa que o Brasil gasta duas vezes mais com a Previdência do que com educação. Vejam o que ele diz: - O Brasil é um país de jovens que investe mais nos velhos, mais no passado do que no futuro. O gasto com aposentadorias seria perfeitamente aceitável se representasse uma proteção aos pobres e contribuísse para uma distribuição de renda. Mas não, pois 61% dos recursos destinam-se a quinta parte mais rica da população.
OS BENEFICIADOS
Registrem isto, pelo amor de Deus: de um total de 26 milhões de aposentados e pensionistas no Brasil, 40% dos gastos vão para os bolsos de somente 3 milhões de beneficiados, que pertencem ao setor público. Tal proteção não é minimamente justa nem honesta. Em qualquer lugar do mundo. Até os beneficiados que não querem perder a mamata ficam constrangidos quando falo ou escrevo sobre o assunto.
PAÍS AMIGO
A Venezuela, para variar, dentro da sua lógica anti-mundo capitalista, afirmou, ontem, que se opõe a levar o Irã ao Conselho de Segurança da ONU, para a possível aprovação de sanções pelo programa nuclear de Teerã. O argumento infeliz, do ministro de Energia da Venezuela, Rafael Ramírez, é que o Irã tem direito de desenvolver fontes diversas de energia. Este é o país amigo do Brasil, gente.
BOOKBUILDING
O bookbuilding da oferta da ações da Iochpe-Maxion, realizado no dia 31/01/2006, fixou o preço em R$ 19,25 por ação. Os pedidos de reserva na oferta de varejo foram atendidos integralmente até o valor de R$ 5.000,00. No valor excedente, foi aplicado o rateio de 4,12%. Os investidores que participaram da oferta podem encontrar mais informações junto as Corretoras onde efetuaram seus pedidos de reserva. O início da negociação das ações objeto da oferta ocorrerá no dia 02/02 e a liquidação da oferta no dia 06/02.
FESTA DA UVA
Os mais de 160 shows que serão apresentados nos três palcos principais e outros 348, incluindo apresentações musicais, de dança e teatrais, foram anunciadas ontem pela empresa responsável pelos contratos culturais da Festa Nacional da Uva 2006. Entre as novidades desta 26ª edição está a ampliação do número de palcos e a interatividade com o público.
CONCLAMAÇÃO
O plenário do Palácio Farroupilha ficou lotado, ontem, para posse da nova Mesa Diretora 2006 da Assembléia Legislativa do RS, presidida pelo deputado FernandoZáchia (PMDB). Representantes de todos os setores da sociedade foram conclamados por Záchia, no final de seu discurso de posse, a participar de um grande fórumpermanente visando à busca de soluções efetivas para os problemas estruturais do Estado. "Conclamo todos os poderes do Rio Grande do Sul para estarem junto com a sociedade participando e promovendo esta cruzadacidadã", convocou o presidente do Legislativo.
RETOMADA
A América Latina Logística (ALL), concessionária da malha ferroviária no sul do País, prevê uma retomada neste ano. A quebra na safra de grãos no ano passado, setor importante na composição das cargas movimentadas pela empresa, provocou redução no crescimento do volume movimentado, que deve fechar entre 6% e 7% no ano. Os números do fechamento de 2005 serão divulgados no dia 22 de fevereiro, e a expectativa é de uma receita pelo menos 16% maior.
NOVA SCHIN
A NOVA SCHIN é a nova patrocinadora do Planeta Atlântida. Para a 11ª edição gaúcha do evento, que acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro, na Sede Campestre da Saba, em Atlântida, a cervejaria preparou o Espaço NOVA SCHIN, uma área para o público se divertir com muito entretenimento, música e dança.