Artigos

20 jun 2016

COLÓQUIO PENSAR+


Compartilhe!           

4ª EDIÇÃO

Ao longo do final de semana, um grupo de 20 pensadores se reuniu na pacata cidade de Flores da Cunha, RS, na sede da magnífica fábrica da Florense, para participar do 4º Colóquio, encontro que é promovido  anualmente pelo PENSAR+!.


OBJETIVO

Como o objetivo do Pensar+ é produzir conteúdos que tenham como propósito difundir conhecimentos quanto ao cálculo econômico e/ou a efetiva relação CAUSA/EFEITO das propostas e decisões
tomadas pelos governantes, em todos os níveis, vejo como importante divulgar o que foi discutido e debatido neste Colóquio.


PAULO RABELLO DE CASTRO

A primeira apresentação ficou a cargo do atual presidente do IBGE, o economista e pensador Paulo Rabello de Castro, que discorreu sobre as fórmulas que o país dispõe para dar a grande guinada que pode levar o Brasil ao bom caminho do crescimento e desenvolvimento.


OPERAÇÃO RESGATE

Segundo Rabello de Castro, a OPERAÇÃO RESGATE precisa contar com um ALICERCE formado por  QUATRO PILARES:

1- Pacto Federativo, que deve contar com uma gestão eficiente;

2- Pacto Produtivo, que propõe custo realmente competitivo;

3- Pacto pelo Cidadão, que estabelece os reais  direitos sociais; e

4- Pacto pelo Futuro, que olha para frente usando a projeção mundial. 


INDIGNADOS SEM SOLUÇÃO

Como se sabe, a sociedade está muito indignada e revoltada com a situação econômica que os governos petistas promoveram, sem dó nem piedade, de forma intensiva e programada. Entretanto, poucos conseguem apontar os caminhos disponíveis para tirar o país do atoleiro. Pois aí é que entra o PENSAR+!, grupo de pessoas e/ou intelectuais que se dedica a produzir soluções, usando apenas o cálculo econômico e a relação CAUSA /EFEITO. 


PREGAÇÃO

Como também é pra lá de sabido que o conhecimento pensado, adquirido e discutido precisa ser constantemente debatido e divulgado, caso contrário, além de inócuo ajuda na tomada de decisões equivocadas, os leitores do Ponto Critico precisam ser constantemente informados sobre as críticas e propostas, cujo  propósito é o de contribuir para a formação de opinião. A partir daí é que conseguem compartilhar tudo que sabem e pensam, com aqueles com os quais se relacionam.   


CÁLCULO ECONÔMICO

Portanto, ao longo dos próximos dias me proponho a publicar os importantes temas que foram tratados no profícuo Colóquio.

Antes de finalizar, para que não paire qualquer dúvida, vejo como extremamente necessário os brasileiros entenderem o Cálculo Econômico de qualquer país, ou seja:

- Considerando que a soma do PIB (tudo que é produzido no país) + importações é exatamente IGUAL a demanda interna (Consumo das Famílias + Gastos do Governo+ Investimentos), isto significa que quanto mais o Governo Gasta (demonstrado pelo elevado déficit Público) , menor é o Consumo das Famílias e menor é o Investimento.

Resumo:  o governo se apropria do Produto, através da diminuição da renda que quem realmente produz, e entrega tudo para os servidores e outros privilegiados. Que tal?