Artigos

17 mai 2005

COLHENDO O QUE SE PLANTA


Compartilhe!           

MÁ EDUCAÇÃO
Com a explosão do numero de escândalos e corrupções chega-se a uma conclusão: o Brasil não pode ser acusado de não investir em educação de seu povo. Ao contrário, tem conseguido investir os recursos orçados. E está conseguindo, com certeza, resultados fantásticos nesta área. Só que o dinheiro está sendo aplicado, exclusivamente, na má educação ao invés de ser na boa educação. Hoje, com certeza, já não há quem não tenha alguma esperteza. No trânsito, nas filas, no esporte, nas empresas, no governo, enfim, em todas as atividades. Uma prova de que muita educação existe. A má educação.
INSTRUMENTO DE DEFESA
Você está mesmo acreditando que uma - CPI da Corrupção - vai mudar a cara do Brasil? Tomados por uma emoção natural, depois dos escândalos divulgados, é razoável entender que a revolta tomou conta da sociedade mais sã. E aí qualquer coisa que possa atenuar o trauma é sempre bem aceito. Até uma CPI vira arma de defesa para o povo. Só que inútil.
SÓ COM SANGUE
Com certeza, pois, se houver um pingo de emoção contida, pode se perceber que nada disso resolverá o nosso futuro. Primeiro, porque os participantes de uma CPI são os próprios parlamentares, que usam o grande espírito de corpo. Segundo, porque o problema está na formação ética dos políticos, coisa que não se pode discutir no Brasil pelo montante de mal educados e espertos hoje existentes. Gente, coisas assim só melhoram com sangue.
MERCANTILISMO PURO
Já é hora de todos entenderem que ainda não se praticou o capitalismo no Brasil. Embora hoje já tenhamos ensaios até mais voltados para o socialismo, que por sinal anda avançando sistematicamente por aqui, ainda somos um país puramente mercantilista. Tudo está bem claro e evidente, mas a sociedade ainda confunde as coisas e acaba sempre criticando o capitalismo sem saber que vivemos no mundo mercantilista. Assim, deixamos de provar as delicias do capitalismo e não combatemos o péssimo sistema que nos impõem. E a mídia também ajuda para o mal.
EXEMPLOS CONSTANTES
Quando se lê e ouve, por exemplo, que os calçadistas estão fechando as portas de suas empresas, alegando problemas no câmbio; quando os agricultores não estão querendo pagar seus empréstimos pelo mesmo motivo; quando outros setores da economia vivem repetindo o mesmo drama, etc.. , chega-se enfim a uma única conclusão: sem governo eles não têm como existir. Quando as coisas são muito favoráveis, ou seja, com câmbio a favor e preço de seus produtos em alta no mercado daqui e do exterior, os ganhos são exclusivamente das pessoas físicas.
TÁBUA DE SALVAÇÃO
Quando, porém, há uma invertida no mercado, aqueles ganhos jamais voltam para socorrer o caixa das empresas para compensar o período ruim. Por isso as empresas continuam sempre descapitalizadas. E a tábua de salvação é sempre o governo. Isto explica o mercantilismo. Mercado, gente, só interessa quando é para ganhar. Quando é para perder o contribuinte é quem deve bancar. Bem, se é assim, prefiro até o socialismo. Aí, como se sabe, todos perdem. Mas, ao menos, aprendem e fazem uma revolução.
COMPLACÊNCIA
Falar ou escrever sobre o MST é muito mais promover o crime e a desesperança. Mas, algumas coisas não podem passar em branco. A pregação do monstro Stédile, de dar um ? pau - no Ministro da Fazenda é o exemplo da má educação e da complacência do governo com os patifes. Mais: o governo ainda ajuda com recursos as caminhadas para que o pau seja dado. Isto também é uma forma de corrupção, pois o dinheiro do povo é usado contra o povo.