Artigos

16 nov 2005

COBRA MANDADA?


Compartilhe!           

O GRANDE INTERESSE
As denúncias misturadas com depoimentos, apuradas pelas CPIs, quanto ao conhecimento e/ou participação do ministro Palocci em vários crimes políticos, em princípio, são muito comprometedoras e até o desestabilizam no cargo. Mas o que precisa ser bem entendido, no entanto, é que o grande interesse buscado pelos petistas em geral e por certas elites econômicas é muito mais a queda da política econômica do que o simples afastamento do ministro Palocci.
ANGÚSTIA
Vamos deixar bem claro: a queda do ministro Palocci é coisa que vem sendo pretendida, trabalhada e especulada faz tempo. Na última semana, pelo aumento da temperatura e pressão dos acontecimentos, a queda já estava sendo dada como certa. O ministro, apesar de tudo, resolveu usar o feriadão para montar melhor a sua estratégia na tentativa de acabar com esta angústia da dúvida que abala os mercados. Para tanto, resolveu antecipar o seu depoimento na CAE do Senado, que acontece hoje, a partir das 15 hs.
OS IMPRUDENTES
O
A VOLTA DO INTERVENCIONISMO
Prestem bem a atenção, gente: as denúncias que pairam sobre Palocci, para os casos de corrupção do governo petista, foi a grande forma encontrada para derrubar a política econômica, não o ministro. Portanto, vamos combinar uma coisa mais do que certa: o que querem todos estes contrários à política econômica, independente do depoimento de Palocci, é a volta triunfante do intervencionismo governamental na economia. Querem ver o governo mandando, de novo, no câmbio e nos juros e acabando definitivamente com o COPOM.
FORA DO LIVRE MERCADO
Com isto, e muito mais, provamos que o Brasil, definitivamente, não tem, não quer e não suporta viver dentro no livre mercado. Os agentes, muito voltados para o mercantilismo (nunca o capitalismo) preferem, desesperadamente, a volta do Risco-Estado em todas as atividades. Tudo fica, segundo estes predadores, bem mais confortável dizer ao governo quanto deve ser a taxa de cambio para exportar, assim como a taxa de juro que deve ser paga.
TABELAMENTO E ÁGIO
Esquecem, no entanto, que a inflação, por mais que queiram manipular, não tem como ser fixada pelo Estado. A não ser através do sempre fracassado tabelamento de preços, que só provoca a costumeira e antiga falta de produtos. E para aqueles ainda disponíveis aos consumidores, a volta do ágio e das filas vira uma realidade absurda. Bem, mas isto o passado já demonstrou. Estes mascaramentos estúpidos ainda promoverão, podem estar certos, sentimentos de grande revolta na sociedade. Até mesmo nas classes menos contempladas com educação.
CACHORRO IMPERIALISTA
Foi assim que Chávez se referiu com a sua péssima educação ao presidente Fox, do México. Mais adiante ainda tentou arrumou um pouco a expressão, usando o termo -Filhote do Imperialismo- para criticar os interesses dos mexicanos pela formação da ALCA. Resultado: um impasse diplomático que pode ter conseqüências sérias doravante. Vamos ver o que os amigos Lula e Fidel vão dizer a respeito do incidente. Se fosse com Bush, com certeza os gritos já teriam sido ouvidos em Júpiter e Plutão.
CORPORACIÓN SIDENOR S.A.
Principal produtora de aços especiais, forjados e fundidos da Espanha foi adquirida pelo Grupo Gerdau, Santander e Executivos Espanhóis por ? 443,8 milhões e mais uma parte variável estimada em ?19,5 milhões a ser paga pelo Grupo Gerdau. Hoje, 16, às 14h30, o presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, participa de audiconferência com a imprensa para detalhar a operação.
MESAS REDONDAS
\\\"Comunicação segura em tempo real\\\" este é o próximo tema do evento Mesas Redondas, que acontece no dia 18 de novembro, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael e terá como palestrante o coordenador Regional da Siemens, Vladimir Barcellos Bidniuk. Informações pelo e-mail seprorgs@seprorgs.org.br .
SESC-RS
O Serviço Social do Comércio (Sesc-RS) convida a imprensa para a inauguração do Hotel Sesc Gramado no dia 18/11, às 18h30 horas, no hotel (Av. das Hortênsias, 4150).
TURISMO DE LUXO
Ângela Belluco, representante da Virtuoso no Brasil, éuma das palestrantes do Festival do Turismo de Gramado. Em sua palestra, que ocorre dia 18, ela falará sobre turismo de luxo, um segmento que cresce em todo o mundo.
LOJISTA IGUATEMI 2005
A M.Officer, entre 300 operações do Shopping Iguatemi, de Porto Alegre, foi a escolhida para receber o prêmio Lojista Iguatemi 2005. A M.Officer foi a única brasileira a figurar numa pesquisa do Instituto Research Internacional sobre marcas de moda no mundo. Parabens!