Artigos

17 mar 2022

CÉREBROS DANIFICADOS


Compartilhe!           

CORTEX PRÉ-FRONTAL

Em tese, o que diferencia o cérebro dos seres humanos (infelizmente não todos) do cérebro dos demais animais é o CORTEX PRÉ-FRONTAL, área relacionada ao comportamento social e ao raciocínio lógico. Nos humanos, as conexões dos neurônios no córtex pré-frontal começam logo no nascimento e têm como funções preponderantes o -PENSAMENTO E RACIOCÍNIO, a MEMÓRIA, a CONSCIÊNCIA, a ATENÇÃO e a LINGUAGEM-.


RAZÃO

córtex pré-frontal é o ambiente onde se dá a formação de metas e objetivos no planejamento de estratégias de ações necessárias para a consecução de objetivos. É ele que, através da RAZÃO, seleciona as habilidades cognitivas requeridas para a implementação dos planos, coordena essas habilidades e as aplica em uma ordem correta. Diferente, por tanto da EMOÇÃO, que está associada com o corpo, sendo o aspecto -ANIMAL- da experiência humana, que historicamente é associada com coisas como -INSTINTOS- e necessidades biológicas.


CÉREBROS AVARIADOS

Ora, partindo destes importantes esclarecimentos sobre o que diferencia os SERES HUMANOS DOS DEMAIS ANIMAIS, onde a RAZÃO, ou DISCERNIMENTO é a ferramenta que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas, e entender a correta relação CAUSA E EFEITO daquilo que acontece ao redor, vê-se, claramente, através das pesquisas de intenção de voto, o quanto milhões de brasileiros são dotados de cérebros dilacerados, o que impossibilita o uso da RAZÃO e/ou do DISCERNIMENTO.


DESPERTAR DA RAZÃO

Como há tempo, ainda que nem tanto, mais do que nunca é preciso unir forças daqueles que são dotados de boa capacidade de RACIOCÍNIO para que, juntos e focados, façamos soar constantemente o SINO DO DESPERTAR DA RAZÃO. Só através de exercícios diários e bem feitos teremos a boa chance de colher o fruto da LIBERDADE, que,  como se sabe, está seriamente ameaçada. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: O ENGODO NOSSO DE CADA DIA, por Guilherme Baumhardt. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar