Artigos

04 ago 2015

CEGOS IDEOLÓGICOS


Compartilhe!           

COMPORTAMENTO NOVO

No editorial de ontem fiz uma alusão a um texto escrito pelo pensador (Pensar+) Percival Puggina, cujo título esclarece muito bem o comportamento daqueles que só muito recentemente resolveram criticar o governo petista. 


TEXTO DO PUGGINA

Para quem não leu, o texto do Puggina (parte inicial) diz o seguinte:

"Com a crise multiforme se expandindo em todas as dimensões da vida política, econômica e social, com os escândalos vindo a lume como saem os lenços, amarradinhos um ao outro, da cartola do mágico, com a crise pedindo passagem a bordoadas e deixando pelo caminho as vítimas da inflação, da recessão e do desemprego, aí, meu caro leitor, é muito fácil criticar o governo petista.

Dureza foi apontar os males do petismo quando, antes de assumir poder político real, ele era o megafone de todas as reivindicações, perante os portões das fábricas e dos palácios. Difícil era confrontá-lo quando, como grande inquisidor das condutas de seus adversários, orientava os mais candentes sermões em favor - lembram? - da moralidade e da austeridade"
 


FIÉIS À MATRIZ NEOCOMUNISTA

Pois, ainda que o Puggina esteja absolutamente certo, mesmo diante do evidente e indiscutível caos econômico-financeiro promovido pela Matriz Neocomunista que o país e, particularmente, o Estado do RS vivem, alguns comunicadores não arredam nem o pé e muito menos a cabeça: preferem se manter fiéis ao comando do pensamento ideológico-neocomunista.
 


NEO-COMPORTAMENTO

Um exemplo que evidencia o que diz o texto do Puggina é retratado pelo neo-comportamento do jornalista David Coimbra, (jornal Zero Hora), que depois de se mudar para Boston, EUA, passou a usar, de forma surpreendente, a lógica do raciocínio. A mudança foi significativa, a ponto de deixar muita gente surpresa com a importante guinada. 


COMPORTAMENTO RETRÓGRADO

Já um exemplo que evidencia, com toda clareza, que nem o caos é capaz de fazer com que aflore a lógica do raciocínio é o que, constantemente, diz e escreve, cheio de convicção, o jornalista Juremir Machado (jornal Correio do Povo).

Vejam que mesmo diante dos sérios estudos feitos pelo mestre em Contas Públicas, Darcy Francisco dos Santos, que não deixam dúvidas sobre a necessidade de Reformas Estruturais no RS, e no Brasil, o jornalista Juremir entende que a cura das finanças do RS passa por novos empréstimos. Pode?


IDEOLÓGO DO ATRASO

O ideólogo do atraso, mostrando total dificuldade que tem para lidar com a aritmética,  em artigo que escreveu no dia 02/08 usa a velha e surrada expressão -neoliberal- para atacar Darcy dos Santos. E segue dizendo que o economista aposta em privatizações, alteração da previdência, enxugamento de serviços e despesas.

Como se vê, mesmo que alguns estejam mudando só depois que o caos se instalou, outros, por fidelidade ideológica do atraso, preferem ficar bem longe do exercício da lógica do raciocínio. Que tal?


FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS DO ATRASO

No seu longo e confuso texto Juremir diz, também:

"Quem quiser saber para onde vai o governo, preste atenção no que diz o seu ideólogo neoliberal, Darcy Francisco dos Santos. Para ele, ao que parece, o funcionalismo gaúcho ganha mais do que o Estado pode pagar e se aposenta cedo demais. Como Estado, no seu entender, pelo que se pode compreender, deve ser como empresa e não gastar mais do que arrecada, a conclusão é óbvia: diminuir serviços, cortar benefícios, vender patrimônio, aumentar a idade para aposentadoria, cortar pensões por morte para viúvas jovens, etc. Coisas que o governo tucano de Dilma Rousseff também começou a fazer com seu ajuste fiscal.
E até mesmo aumentar impostos ainda que isso contrarie a ideologia e constranja os parceiros."

QUE TAL?
 


Sem Título