Artigos

01 jun 2005

CEARÁ - ECONOMIA EM CRESCIMENTO


Compartilhe!           

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA
Cada um dos Estados da Federação precisa mostrar constantemente as suas vantagens disponíveis para atrair mais e mais investidores. Os Estados do nordeste brasileiro, até pouco tempo atrás, viviam se queixando muito das dificuldades de localização, do clima e da má qualificação de sua mão de obra para enfrentar a concorrência dos demais Estados. Isto os levou ao atraso por muitos anos. O incrível é que, exatamente esta região nordeste é que foi primeiramente desenvolvida pelos descobridores.
EM 10 ANOS
Hoje, bem ao contrário, praticamente todos os Estados nordestinos já se convenceram de que a localização da região é mesmo a mais privilegiada para a exportação, e que o clima é o que existe de melhor para o turismo. Depois desta descoberta, ou melhor, redescoberta, que não tem mais do que 10 anos, as coisas começaram a mudar de forma espetacular para os nordestinos. Principalmente para aqueles que vivem no litoral. E nisto, os cearenses estão dando a maior prova de sucesso.
DISTÂNCIA CURTA
Nesta semana, além da InfoBrasil 2005 e do Fórum dos Gestores de Ciência e Tecnologia dos Municípios, acontece também em Fortaleza, CE, o 93º Encomex - Encontro de Comércio Exterior-. Pois, é neste ambiente que todos saem convencidos daquilo que os cearenses já vêm repetindo nestes últimos anos: junto com as ótimas condições geográficas, ainda possuem excelente logística para poder competir com outras regiões que tem foco na exportação. Aliás, diga-se de passagem, a Europa e os EUA estão a cinco horas de distancia de Fortaleza. Quase ao lado, se comparados com os estados do sul.
LISTA DE EMPRESAS
Vale a pena destacar que na lista de empresas - cearenses -que mais venderam ao exterior no ano passado e neste 2005, figuram: em primeiro lugar a Bermas Ind. E Com., em segundo, a Vicunha Têxtil, e, em terceiro, a Grandene. Vejam, até a Grandene já é considerada uma empresa do Ceará, para desespero dos gaúchos que ainda vão perder muitos investimentos. Pela má localização geográfica e, principalmente, pela cabeça dos governantes.
TURISMO
É impossível visitar o Ceará sem dar atenção ao turismo. Afinal, é ali que tudo começa, pois a sedução é infernal. Pensando bem, não há pessoa alguma neste mundo que não goste de sol e mar. A matéria prima mais disponível e farta no Ceará é exatamente esta combinação fantástica. Na há, portanto, quem não tire um espaço de seu tempo para curtir as areias, a morna temperatura das águas, os passeios e os restaurantes. Tudo acompanhado da magnífica forma alegre, hospitaleira, simpática e pronta dos cearenses. Embora insistentes algumas vezes, fazem uma abordagem sem qualquer tipo de inconveniências. Nota dez.
PRAIAS
Para quem gosta de praias, o prato é mais do que cheio. Para os gaúchos então, nem se fala, pois devem ser aqueles que mais gostam no mundo, pois para freqüentar as praias do sul só com muita coragem. Além da boa estrutura oferecida pela Paia do Futuro, a mais perto de Fortaleza, no lado leste da cidade a melhor é Beach Park. Fica a 25 km pela CE/40, de ótima qualidade. Já quem vai para lado oeste, Cumbuco e Lagoinha são lindas. Mas a melhor de todas, indiscutivelmente, é Jericoacoara, ou Jeri, para íntimos.
REDESCOBERTA
Todas elas passaram a ser freqüentadas maciçamente há menos de 10 anos. Isto explica que o Ceará foi redescoberto na última década. E os investimentos não pararam, desde indústrias, comércio e turismo, principalmente. É por isto que a TAP está ligadíssima no nordeste brasileiro com vôos diretos para a Europa.