Artigos

31 out 2011

CASAMENTO GREGO


Compartilhe!           

FESTA
Os mercados, a considerar o comportamento dos índices das bolsas de valores do mundo todo, comemoraram o acordo/calote de 50% do valor dos títulos da Grécia. Ou seja, a encrenca europeia é tamanha que até um calote de 100 bilhões de euros já virou motivo para fazer festa. Pode?
DE FORMA VOLUNTÁRIA
Segundo o Instituto de Finanças Internacionais, 9 de cada 10 instituições financeiras (bancos e seguradoras) detentoras de títulos da dívida grega já declararam que vão aceitar, voluntariamente, o desconto de 50% , conforme acordado na quinta-feira da semana passada.
DESPESAS TRADICIONAIS
Mesmo com o elevado desconto, o calote mantém a relação Dívida/PIB da Grécia em 120%. Ora, alguém de sã consciência, imagina que o governo grego vá conseguir, de fato, pagar alguma coisa? A considerar as praticamente intocáveis despesas públicas, a tarefa é dificílima. Isto sugere que quem adquiriu títulos públicos da Grécia fez um legítimo Casamento Grego.
SOLIDÁRIOS EQUIVOCADOS
Como tem muita gente confusa, inclusive no Brasil, acreditando piamente que esta crise é do CAPITALISMO, a solidariedade para com os gregos que estão indo às ruas para protestar contra a redução dos gastos públicos é enorme.
DESPESAS ABSURDAS
Pois, mesmo sabendo que não conseguirei fazer com que esse sentimento deixe de existir, ao menos proponho o seguinte: antes de emprestar uma solidariedade cega e equivocada é importante que saibam que tipo de despesas o governo grego está querendo acabar.
LAGO E PENSÃO VITALÍCIA
Segundo consta num jornal de Portugal, 1- Em 1930, o Lago Kopais secou, mas até hoje o Instituto para a Proteção do Lago mantém dezenas de funcionários dedicados à conservação de algo que não existe.2 - As filhas solteiras dos funcionários públicos têm direito a uma pensão vitalícia após a morte do mãe/pai-funcionário público. Recebem 1000 euros mensais - para toda a vida - só pelo fato de serem filhas de funcionários públicos falecidos.Hoje, 40 mil mulheres custam ao erário publico 550 milhões de euros/ano. Depois de um ano de caos, o governo grego ainda continua pagando a conta. Isto que pretende continuar pagando o subsidio até os 18 anos de idade.
DESGASTE HUMANO E APOSENTADORIAS
3 - Num hospital público há um jardim com quatro (4) arbustos. Pois, para cuidar dessas miseráveis plantas, o hospital contratou quarenta e cinco (45) jardineiros.5 - Existem seiscentas (600) profissões, consideradas de alto desgaste humano, com direito a aposentadoria aos 50 anos (mulheres) e 55 (homens). Dentro destas profissões estão cabeleireiras, apresentadores de TV, músicos de instrumentos de sopro, etc...6 - Toda a classe trabalhadora tem direito a 15º salário.7 - As Pensões de 4.500 funcionários, no valor de 16 milhões euros/ano, continuavam a ser depositadas, mesmo depois dos idosos falecerem, porque os familiares não davam baixa e o governo não fiscalizava.Será que vai haver divórcio? Duvido... Aliás, é bem provável que o Brasil copie a estupidez, não é mesmo?