Artigos

13 jul 2011

CARÊNCIA AGUDA DE OTIMISMO


Compartilhe!           

DESCRENTE
Antes de tudo rogo aos mais otimistas que me perdoem, mas, de uns anos para cá confesso que este sentimento foi sumindo, paulatinamente, da minha consciência. Assim acabei descrente de que algo aconteça para que as coisas melhorem, de fato, no nosso país. Não no todo, gente, mas em questões importantes.
DOENÇA
Caso esta minha carência aguda seja diagnosticada como uma doença, como tal preciso tratá-la. Estou pronto, inclusive para ingerir todos os remédios, nas doses necessárias, para voltar a ser um sujeito mais confiante e otimista. Mas, pelo adiantado estado da minha descrença desconfio da eficácia de qualquer medicamento, caso exista algum de fato.
CULPADOS
No primeiro momento cheguei a imaginar que este mal é fruto da minha educação, o que implicaria em culpar meus pais e mestres. Afinal, pela influência que tiveram na minha primeira formação, no uso do discernimento e da lógica das coisas, eles têm muito a ver com a idéia equivocada de imaginar que o Brasil tem jeito. Mais: eles sempre me disseram que, no final, os honestos-competentes acabam como vencedores.
PRERROGATIVAS
Pois, o que mais tenho visto, repetidamente, é exatamente o contrário. Principalmente, mas não exclusivamente, no ambiente político-governamental. Nesse ambiente (governamental), em todos os Poderes, além do número impressionante de incompetentes, também existe uma extensa leva de desonestos. Como se as prerrogativas para governar fossem estas.
ALERTA
Deixando um pouco de lado as fraudes e as falcatruas, às quais já dediquei inúmeros editoriais, faço um alerta quanto à incompetência governamental reinante em todos os cantos do país. O curioso é que surgindo uma boa idéia, o verbo NÃO é imediatamente conjugado para que nada prospere.
CAPÍTULO DEDICADO
Neste capítulo dedicado à incompetência, muito coisa pode ser escrita. Entretanto, para ficar com uma só, mas de alto poder de entendimento, vejam o que acontece com a China: em 1989, quando da minha primeira visita àquele país, o PIB do Brasil era maior do que o PIB chinês. E hoje?Pois é, gente. Enquanto eles foram extremamente competentes, nós esbanjamos incompetência por todos os poros. Ah, o PIB chinês, no segundo trimestre, apresentou crescimento de 9,6%. E a produção industrial do país cresceu 15,1%. Que tal?
APARELHAMENTO DO ESTADO
Quem estuda e se prepara para a vida, querendo contribuir para a melhoria do sistema e do país, infelizmente é condenado. O aparelhamento do Estado, do jeito que esta, não admite que boas ideias prosperem. Como se vê, em matéria de futebol os brasileiros exigem craques. Mas, em matéria de administradores públicos preferem que o comando seja entregue aos incompetentes. Sendo desonestos, melhor ainda. É possível ser otimista num ambiente assim? Tem remédio para isso?Pois, para agravar ainda mais o meu estado doentio, ontem a Câmara dos Deputados decidiu acelerar a posse de deputados -ficha suja-. Ou seja, àqueles que haviam sido barrados pela Lei da Ficha Limpa. Assim, quatro parlamentares serão chamados a tomar posse imediatamente. Portanto, só me resta um pedido: - Me tirem o tubo...