DEBATES CONSTANTES
O PENSAR+, formado por pensadores -liberais/conservadores- irrequietos, do tipo que adoram tecer comentários de toda ordem sobre fatos e versões de acontecimentos do dia a dia e/ou históricos, não raro o aplicativo -WhatsApp do grupo- vira palco de debates intermináveis, muitas vezes acalorados, sobre os mais variados temas.
COMPETITIVIDADE CHINESA
Ontem, por exemplo, o pensador Winston Ling publicou uma mensagem dizendo que os EUA se tornou um país cada vez mais burocrático com um Estado cada vez maior e mais ineficiente. Enquanto isso, a China faz o caminho contrário, tomando medidas que AUMENTAM A COMPETITIVIDADE DO PAÍS. Isto se dá porque a China tem um regime autoritário.
VIRAR A MESA
No entender do Winston, o desafio americano é reduzir e tornar MAIS EFICIENTE o cada vez MAIS INEFICIENTE Estado americano para tentar melhorar sua competitividade com relação à China, ou seja, optar em continuar a COMPETIR: 1- fazendo o seu tema de casa; e 2- tomando medidas para corrigir as políticas erradas que reduzem a sua competitividade. Se não fizer nada disso, continua na trajetória atual de gradativa PERDA DE COMPETITIVIDADE, e desiste de COMPETIR. Desistir de competir leva a somente duas opções seguintes: aceitar a nova ordem mundial, ou virar a mesa e partir para a guerra.
BRASIL
Comparando com o que acontece no nosso empobrecido país, Winston lembrou que na China há um livre mercado muito maior do que é praticado no Brasil. Lá a concorrência é mil vezes mais acirrada que no Brasil, onde tudo é protegido. Foi quando alguém perguntou se no caso o tal -CAPITALISMO DE ESTADO- praticado na China é de livre mercado e livre concorrência.
CAPITALISMO DE ESTADO
Pois, quando esta mensagem-pergunta foi lançada, o pensador Roberto Rachewsky, com muita precisão (sob a minha ótica) arrematou: - NÃO EXISTE CAPITALISMO DE ESTADO da forma como muita gente expressa. EXISTE COMUNISMO, SOCIALISMO, FASCISMO E CAPITALISMO. A China é ECONOMICAMENTE MAIS LIVRE do que muitos países europeus e, com exceção do Chile, muito mais livre que qualquer país latino-americano. O Winston viveu lá. Eu negocio com a China há décadas. Ninguém tira um bilhão de pessoas da pobreza com socialismo.
LIBERDADE ECONÔMICA
A rigor, o CAPITALISMO DE ESTADO é o modelo adotado pelo PT, quando escolheu algumas empresas -AMIGAS DO REI-, denominadas - CAMPEÃS NACIONAIS-, com fartos financiamentos do BNDES, para fazerem grandes negócios.
Mais: dizer que um país que tem um crescimento vertiginoso e constante por mais de 30 anos sendo comunista, como é o caso da China, é PROMOVER O COMUNISMO. Dizer que é CAPITALISMO DE ESTADO é OFENDER o CAPITALISMO. Um país só tira tanta gente da miséria com liberdade econômica. Foi assim na Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Chile e Leste Europeu. Liberdade de expressão intelectual e espiritual são necessárias, mas SEM LIBERDADE ECONÔMICA para SUBSISTIR E PROSPERAR NÃO VALEM NADA.