Artigos

29 out 2007

CAPITAL MUNDIAL DAS CARROÇAS


Compartilhe!           

COPA DO MUNDO FIFA
Sem qualquer ponta de ironia, para os brasileiros não há coisa mais importante do que a Copa do Mundo de Futebol. E a escolha do Brasil para sediar a Copa de 2014, por mais confirmada que já esteja (até por falta de outro país candidato) será oficializada assim mesmo, na Suíça, com muita pompa e muita despesa.
PORTO ALEGRE
Entre as cidades que deverão sediar uma ou outra partida da Copa do Mundo está a capital do RS, Porto Alegre. Assim como acontece na Fórmula 1, quando são disputadas provas de kart e outras categorias especiais antes da prova principal, Porto Alegre poderia aproveitar as horas que antecederão aos jogos (ou jogo) entre seleções para promover uma corrida (ou apresentação) de carroças na pista do Estádio Beira Rio.
COMEMORAÇÃO
Esta minha proposição, diga-se de passagem, nada irônica nasceu depois que a própria FIFA admitiu que Porto Alegre possui um dos melhores sistemas de transporte do país. Coisa que, inacreditavelmente, conseguiu ser comemorada pela Prefeitura, cujo secretário da área de transportes sequer ficou com vergonha. Pode?
CULTUANDO A ESTUPIDEZ
Considerando esta admissão da Fifa, e mais o fato de que as carroças são os meios de transporte que mais se destacam na capital gaúcha (são mais de oito mil carroças circulando diariamente nas ruas de Porto Alegre), nada melhor do que transformá-las em produto turístico mundial. Seria uma fantástica maneira de dizer ao mundo todo o quanto cultuamos a estupidez.
SAUDADE
Esta notícia é para deixar os gaúchos deprimidos: A Ford acaba de informar que sua fábrica na Bahia atingiu a marca de um milhão de veículos. Desde que foi inaugurada, há seis anos, quando foi expulsa do RS, a unidade produziu mais de 446 mil EcoSport, 235 mil Fiesta Sedan e 357 mil Fiesta Hatch. Em nota, a empresa lembra que a família Amazon, como é conhecida a linha de automóveis produzidos em Camaçari, foi uma das ferramentas que ajudaram a elevar sua participação no mercado brasileiro de 6% para 12%.
O TAMANHO DA PERDA
Atualmente, a fábrica responde por cerca de 10% do total de veículos produzidos nacionalmente e representa cerca de 13,5% da pauta de exportações do Estado da Bahia. Uma das áreas de maior importância do Complexo da Ford Industrial da Ford Nordeste (CIFN) é o Centro de Desenvolvimento de Produto, um dos cinco que a Ford tem no mundo.Todo o portfólio de produtos, para a Ford Brasil, países vizinhos e México, é desenvolvido no PD, em Camaçari, o que inclui, além de Fiesta e EcoSport, veículos como Focus, Ranger, Ka e o B-402, como é conhecido o novo carro compacto da Ford.
AUMENTO DE IMPOSTOS
É por estas e muitas outras besteiras promovidas principalmente pelo governo petista, embora não tenha sido o único a cometer burrices, que os gaúchos estão diante de mais uma possibilidade de ver os impostos aumentados. Jogando fora tanta produção e tanto desenvolvimento sem cortar minimamente os custos públicos, nada mais resta. E tem gente, como o dep. Kalil Sehbe, que vê na negociação das dívidas do RS o nosso maior problema governamental. Aí é duro.