LIVRO - O RIO GRANDE TEM SAÍDA?
Inicio este CAPÍTULO 4 tomando por base o que escreveu, em 2014, o pensador Darcy Francisco Carvalho dos Santos, no seu livro -O RIO GRANDE TEM SAÍDA? - Uma análise das potencialidades e dos entraves para o desenvolvimento-.
SERES CELESTIAIS
Pois, passados CINCO ANOS desde o lançamento da excelente OBRA-DIAGNÓSTICO mostrado pelo competente economista, a sociedade gaúcha simplesmente -DEU DE OMBROS- como se acreditasse que a SOLUÇÃO da gravíssima situação das CONTAS PÚBLICAS do RS dependesse da vontade de SERES CELESTIAIS.
GOVERNANTES POPULISTAS
Pois, na medida em que a sociedade gaúcha foi percebendo que os SERES CELESTIAIS se negavam a atender ao chamado para fazer o CONSERTO, a alternativa que encontrou foi a CONTRATAÇÃO, através do voto, de GOVERNANTES POPULISTAS que, sabidamente, pioraram ainda mais aquilo que já estava podre.
POR VONTADE PRÓPRIA OU POR MORTE
O fato, que precisa ser constantemente DITO E ESCLARECIDO, é que o ambiente ocupado por SERVIDORES PÚBLICOS só tem PORTA DE ENTRADA. Ou seja, depois que ingressam no SETOR PÚBLICO, os servidores só podem sair da FOLHA DE SALÁRIOS - 1) por vontade própria; ou, 2) por morte. Atenção: SERVIDOR PÚBLICO é aquele que está trabalhando (ATIVO), e aquele que já deixou de trabalhar (INATIVO).
NOVA CONSTITUINTE
O que precisa ser DITO E REPETIDO milhões de vezes, até que fique bem claro e entendido, é que a CONSTITUIÇÃO abriga certas LEIS que, simplesmente, NÃO PODEM SER ALTERADAS (é o caso, por exemplo, das CLÁUSULAS PÉTREAS, que só podem ser modificadas e/ou extintas por vontade de uma NOVA CONSTITUINTE). É o caso da ESTABILIDADE NO EMPREGO e do DIREITO ADQUIRIDO.
A FACE DO CAOS
Como as FOLHAS DE SALÁRIOS de vários Estados e Municípios consomem mais de 70% da Receita Corrente Líquida, e seus GOVERNANTES -POPULISTAS- , além de autorizar reajustes salariais ainda tratam de repor os servidores que se aposentam, a DESPESA DE PESSOAL SÓ AUMENTA. De novo: depois de contratar, por concurso, esta DESPESA não tem como ser cortada.
Em tese: enquanto não for escrita uma NOVA CONSTITUIÇÃO eliminando estes absurdos, o Rio Grande do Sul e outras unidades da federação seguirão escancarando a legítima face do CAOS!