Artigos

14 jun 2016

BRASIL X PERU


Compartilhe!           

FUTEBOL

Como gosto de futebol, assim como a grande maioria dos brasileiros também assisti o jogo Brasil x Peru, no último domingo, pela Copa América, que resultou na desclassificação da nossa Seleção. 

 


COLHER NO ASSUNTO

Mesmo levando em conta que o simples fato de discordar da mídia esportiva já causa grandes dissabores, uma vez que a grande maioria analisa apenas os resultados, resolvi colocar a minha colher no assunto. 


FEZ O QUE SABE E PODE

Na minha ótica, a Seleção fez exatamente aquilo que sabe e pode. Nada mais. Em outras palavras: enquanto o nosso futebol evoluiu pouco nos últimos anos, os concorrentes latino-americanos apresentaram melhora significativa, com exceção do Haiti, Panamá e algum outro, por exemplo. 


FIASCO

Pois, mesmo diante desta pura realidade, a mídia esportiva, que acompanha o futebol no mundo todo, a todo momento, rotulou a derrota para Seleção do Peru, por 1x0, como um grande FIASCO. Como se sofrer derrotas, independente da forma, é algo indigno. 


JUSTO, MORAL E ÉTICO

Em nenhum momento, como se viu, os narradores (que mais parecem torcedores) e comentaristas disseram que os atletas do Peru, mesmo sabendo que o gol foi feito de forma absolutamente irregular (COM O BRAÇO)-, não deram a mínima pelota para o comportamento  JUSTO, MORAL e ÉTICO. Ao contrário, festejaram o ato de safadeza. 


MAU COMPORTAMENTO

Aliás, na América Latina o que vigora é este tipo de mau comportamento. Quase todos agem de forma sinistra, esperando a oportunidade para tirar vantagem daquilo que não vale e não pode. Vejam que não estou me referindo àquilo que pode ser objeto de alguma dúvida. Trato apenas da safadeza pura. 


DESCONHECIMENTO DAS REGRAS

O problema maior, portanto, não está no fato de uma equipe vir a ganhar ou perder, pois isto é do jogo. O que a mídia esportiva mostra, assim como os aficionados em geral, é um enorme desconhecimento das regras do futebol (tanto é verdade que vivem se expressando de forma equivocada quando falam em GOL ANULADO, coisa que simplesmente inexiste) e muito menos das regras do comportamento MORAL E ÉTICO.