Artigos

03 nov 2004

BARBA, CABELO E BIGODE


Compartilhe!           

POR QUÊ ESTOU FELIZ
Concluídas as eleições municipais no Brasil, volto a ter mais liberdade para fazer comentários e opinar sem receios de que os mesmos possam ser censurados pela lei eleitoral. Principalmente porque os meus comentários no PONTO CRITICO atiçam o prazer que certos políticos têm, antes mesmo de querer a vitória, de tentar enquadrar judicialmente quem se posiciona contra seus métodos ou sistema de governo. Por ter sido alvo de diversas perseguições por comentários feitos e, já tendo, inclusive, obtido condenação, preferi usar de formas mais sutis para fugir das antigas mas muito freqüentes denúncias.
MAIS LIBERDADE PARA OPINAR
Mesmo que impossibilitado de usar minha forma preferida e aguda para opinar, busquei outros expedientes para alertar, dia após dia, aos eleitores mais indecisos, sobre os riscos que constantemente rondam o nosso ambiente político e econômico. A presença rançosa, perigosa e vingativa do PT gaúcho, nos governos municipais, estaduais, e a sua participação no governo federal, foi constantemente apontada. Os resultados, felizmente, estão aparecendo. Já foi assim na última eleição para governador no RS e foi também assim nesta recente eleição municipal em Porto Alegre.
DE ALMA LAVADA
Não foram, por óbvio, os meus comentários que se mostraram decisivos para a saída do PT destes governos, assim como também em Pelotas e Caxias. Estou, porém, muito convencido de que o trabalho conjunto, embora com independência, de outros comunicadores, como Polibio Braga, José Barrionuevo, Diego Casagrande e Rogério Mendelski resultou importante para ficarmos livres da praga e da maldição petista. Livres deste laboratório de experimentos gramscistas, que muito serviu para levar ao Brasil o espírito comunista crescente que aqui nasceu e se proliferou. Não me sinto, contudo, vingado. Não é isto. A auto-estima é que foi recuperada. Estou, confesso, cheio de felicidade e de alma lavada. Cumprimento, pois, aos prefeitos eleitos em Pelotas (Bernardo de Souza), Caxias (José Ivo Sartori) e Porto Alegre (José Fogaça). Parabéns. Aproveito, inclusive, para cumprimentar a José Serra pela brilhante vitória em São Paulo.
ATITUDES SALVADORAS?
O governo Lula, como se sabe, está sempre procurando gastar o dinheiro do povo brasileiro com equivocadas atitudes pretensamente salvadoras em países que não gostam de democracia. Acenando com um programa de energia para Cuba, e de paz no Haiti, mostra que não faz o que deveria. Visa, na verdade, uma pura campanha política de desenvolvimento de um plano socialista, ou comunista, para a América Latina. Tudo, repito, às nossas custas e comprometendo mais ainda a nossa liberdade. Está mais do que claro que o atual governo quer formar e liderar o tal bloco latino-americano socialista. Isto, gente, está registrado nas atas do Fórum de São Paulo, que poucos falam. Agora, com as declarações sobre ajuda para o caso da energia de Cuba, chegamos ao cúmulo.
CAMINHOS A SUGERIR
No caso de Cuba, a única ajuda que caberia ser dada é a proposição para torná-la uma democracia. Este é o caminho que o governo brasileiro deveria apontar e sugerir para Fidel. E a partir daí, que sejam privatizados urgentemente os serviços públicos. Esta é a única solução inteligente e cabível. Nunca ficar usando o nosso dinheiro para financiar mais a ditadura. Já para o Haiti, o importante é saber se o povo quer ou não se organizar para que deixem de ser pobres e estúpidos. Sem a vontade dos haitinianos não adianta botar dinheiro fora impondo uma paz que os mesmos não querem.
DEMOCRACIA?
Um grande ensinamento que as nossas eleições sempre nos deixam, em qualquer nível, é que a nossa democracia é mesmo muito limitada. Serve, basicamente, só para eleger nossos representantes. E fica por aí. A retirada deles, antes do prazo de encerramento dos mandatos, é coisa muito pontual e a dificuldade é extrema. Aí uma prova de que não existe democracia, mas pura tolerância legal. Os vereadores, deputados e senadores, principalmente, fazem o que bem querem e mesmo assim permanecem nos seus cargos protegidos pela justiça, que lhes dá direitos incríveis como é o caso do foro privilegiado.
FORUM SOCIAL MUNDIAL
A primeira atitude do PT, após reconhecer a derrota flagrante nas urnas em Porto Alegre, foi declarar que o Forum Social (Comunista) Mundial deixaria de ser realizado na Capital do RS. Fantástico. Mais uma razão para que todos sejamos mais felizes. Além de nada a acrescentar, nem mesmo ao comércio, o Fórum transforma a cidade em ambiente de ocupação de barracas distribuidas em praças e parques. Como os eleitores já entenderam que um outro mundo é possível, resolveram que a melhora para todos seria a saída do PT de Porto Alegre. A grande lição.
ELEIÇÕES AMERICANAS
Embora não tenha sido definida matematicamente a eleição para presidente dos EUA, Bush vai levar mesmo a vitória. Fico satisfeito com o resultado, e como afirmei no início desta e-opinion, foi barba, cabelo e bigode. Aqui e lá. Assim é demais. E a nossa imprensa (bem feito) continua frustrada e se lamentando pelo resultado. A Globo, como cabo eleitoral de Kerry, chegou a divulgar uma pesquisa ridícula no Jornal Nacional, com grandes chances para o seu candidato. Se quebrou. Dez minutos depois as coisas se mostrarm muito diferentes. Viva.