Artigos

10 fev 2023

BANCO CENTRAL: O FIM DA AUTONOMIA JÁ ESTÁ ACERTADO


Compartilhe!           

MARCA MUNDIAL

Ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira, declarou que a AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL, aprovada em 2021 pelo Congresso, NÃO RETROAGIRÁ. Disse mais: -"O Banco Central independente é uma MARCA MUNDIAL, o Brasil precisa se inserir neste contexto".


SENADO DECIDE

Ora, a considerar o que diz a lei que concedeu AUTONOMIA AO BANCO CENTRAL, Lula não tem o poder de DEMITIR o presidente da autarquia. Esta decisão cabe apenas e tão somente ao SENADO. Caso haja MOTIVO PARA EXONERAÇÃO, o Conselho Monetário Nacional (CMN) – formado atualmente pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e pelo próprio presidente do BC (Campos Neto) – precisa apresentar uma proposta ao presidente da República, a qual, repito, precisa ser aprovada, por maioria absoluta, no SENADO.


INSTITUIÇÃO COVARDE

Como se percebe, Arthur Lira, talvez para ganhar luzes lançadas pelos holofotes da política, foi além das suas chinelas, uma vez que a CÂMARA não tem poder de decisão sobre o BC. Já o SENADO, que tem este poder, é bom repetir à exaustão, é tido, havido e reconhecido Brasil afora como uma instituição COVARDE, pois tolera e aceita, sem questionar que o SOBERANÍSSIMO STF decida, da forma que bem entender, sobre TUDO E MAIS UM POUCO o que acontece no nosso Brasil. 


QUEM INDICA É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Partindo destas importantes premissas é importante que o leitor saiba que, segundo diz a lei, a INDICAÇÃO DO PRESIDENTE E OS MEMBROS DA DIRETORIA DO BANCO CENTRAL é feita pelo PRESIDENTE DA REPÚBLICA. A partir daí cabe ao falido e covarde SENADO sabatiná-los e a seguir são aprovados ou não em plenário. 


É PRECISO DESENHAR?

Creio que ficou mais do que claro e evidente que Roberto Campos Neto, ainda que a lei confira a possibilidade de recondução, já declarou inúmeras vezes que não pretende se manter no cargo, uma coisa é mais do que certa: Lula vai indicar (e será aprovado no COVARDE SENADO) o nome do substituto, na condição de SUBORDINADO DO GOVERNO. Ou seja, por antecipação já podem dar ADEUS À INDEPENDÊNCIA DO BC. Nem precisa de nova lei, basta que o próximo presidente do BC ignore a AUTONOMIA e faça tudo aquilo que o POSTE DE LULA, o ministro Fernando Haddad determine. É preciso desenhar? 


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: SIGILO NÃO IMPEDE PENSAR, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar