PEDIDO DE KANITZ
Na semana passada, mais precisamente no dia 26/11, o administrador Stephen Kanitz, através de artigo publicado no seu blog, pediu que Bolsonaro e seus filhos parem de bater na imprensa, alegando que, no final, ela sempre vence.
EXEMPLO OCORRIDO 30 ANOS ATRÁS
Para justificar tal pedido, Kanitz usa o caso que ocorreu trinta anos atrás, quando duas famílias da mídia se desentenderam e, por três meses, se digladiaram com difamações de parte a parte. Só que enquanto uma tinha dois jornais e uma rádio, a outra (a Veja) só contava com uma revista -semanal-.
GOEBBLES TINHA RAZÃO
Kanitz lembra: foi um massacre, os donos da Veja nunca recuperaram seu prestígio e status, os dois irmãos brigaram, os filhos deixaram de se interessar por jornalismo, e o grupo quebrou. Isso porque os ataques nos jornais eram DIÁRIOS, mas os CONTRA-ATAQUES da Veja eram SEMANAIS.
Detalhe: - Não era a QUALIDADE dos argumentos que prevaleceu, mas a QUANTIDADE.
Ou seja -Goebbels tinha razão- . Seus 30 tweets por dia (postados por Bolsonaro e seus filhos) não bastam, especialmente quando a mídia revida a todo minuto, com milhares de comentários para 200 milhões de pessoas.
A FUNÇÃO DE UM GENERAL
Kanitz vai além dizendo: - Trump está fazendo o mesmo erro há mais tempo, e agora sofre processo de impeachment, apoiado por toda a imprensa americana.
- Quem deve combater seus inimigos são seus seguidores, aqueles que querem um Brasil melhor. Mídia social depende de milhares, não só de quatro pessoas.
- A função de um Presidente é motivar a sua equipe, não a protagonizar.
- Não é função de um General ser linha de frente, sua função é manter a tropa unida, municiada, informada, motivada.
- E isso, por experiência própria, posso garantir que vocês não estão fazendo.
CONTRA-ATAQUE
As mídias sociais, ao contrário do que imaginam, estão perdendo essa batalha com a imprensa porque estão somente CONTRA-ATACANDO.
Quem determina a pauta continua a ser a imprensa organizada, e essa função ainda PRECISAMOS CONQUISTAR.
Portanto, limitem-se a TWEETAR aquilo que será de fato pauta para o futuro, nos antecipem quais os próximos passos, nos ajudem a preparar-nos para as próximas batalhas, para que aqueles que querem um Brasil honesto possam se municiar e brigar nas batalhas por vocês.
E mais do que tudo, poupem-se, não se desgastem à toa, guardem suas forças para quando seus apoiadores fraquejarem.