Artigos

02 dez 2005

AS ENTIDADES FAZEM SEUS BALANÇOS


Compartilhe!           

BALANÇOS E PROJEÇÕES
A partir da próxima semana, conforme manda a tradição, as entidades empresariais estarão apresentando os balanços de suas atividades de 2005 e mostrando as projeções feitas para 2006. Antes mesmo da primeira apresentação, a ser feita pela FIERGS, na próxima 3ª feira, 06, fiz algumas comparações com as informações obtidas no ano anterior, e vi que os acertos sobre o projetado foram quase nulos.
PUXA-SAQUISMO
Fiquemos, portanto, mais com os balanços sobre os resultados obtidos, deixando de acreditar muito nas expectativas. Espero, no entanto, que todas as entidades já tenham se dado conta de que neste ano, no RS, não pode e nem deve haver concessões de homenagens a políticos. Este puxa-saquismo, além de tudo tem se mostrado totalmente ineficiente pelos castigos recebidos em troca.
DESTAQUES PONTO CRÍTICO
A exemplo de várias instituições que escolhem e premiam os destaques nas várias áreas, nos finais de cada ano, o
O VILÃO
Muita gente não gosta de olhar e muito menos lê balanços de empresas. A preferência, no entanto, é sempre opinar sem conhecimento e ainda por cima mostrar toda a falta de razão. É por isto que chamo a atenção para as publicações dos balanços das empresas de telefonia, principalmente, as quais nunca ganham simpatia do público. Aliás, na maioria das vezes até são declaradas inimigas do povo.
EXEMPLO
Vejam, por exemplo, o excelente resultado apresentado pela Telemar, que registrou um lucro 89% maior no terceiro trimestre do ano, o segundo maior em cinco anos. O lucro líquido (ou seja, o ganho da empresa) foi de 301 milhões. Número que comparado aos impostos recolhidos ao governo é considerado ridículo, uma vez que o risco é do investidor. Como a maioria dos brasileiros anda com a mania de não aceitar a existência de lucros é bom tomar conhecimento de quem é mesmo o grande vilão.
RISCO-ESTADO
Pelas reações ocorridas nos últimos dias sobre a queda do PIB, se percebe claramente que vivemos num país onde são constantes as reclamações de empresários e políticos, sobre o comportamento de clima, câmbio, juros, empregos, renda, etc. Nesta fantástica tentativa de transferência de responsabilidade sobre seus insucessos deixam sempre de identificar os tipos de risco com os quais estão envolvidos os seus negócios. Confundem, assim, o que é risco de mercado e o que é risco governamental, de Estado. E, pelo visto, preferem voltar ao Risco-Estado.
PARCEIROS VOLUNTÁRIOS
Uma grande festividade será realizada pelos jovens da Tribo Horizontes, da ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, promovida pela ONG Parceiros Voluntários, nesta segunda, 5 de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário. Os anfitriões, alunos da Instituição Educacional São Judas Tadeu, escolheram como local para a festa a Creche Gente Nossa (Avenida Pátria, 519 ? Bairro Formosa ? Parada 52), da comunidade carente de Alvorada, que abriga 55 crianças de 0 a 6 anos. Com o apoio do clube de mães do Colégio e o grupo de 16 senhoras do projeto Terceira Idade em Movimento, da Parceiros, os voluntários prometem alegrar a criançada das 15 às 17h, com uma tarde cheia de descontração. - O Presidente do Instituto Federalista, Thomas Korontai, contribui com as observações feitas na newsletter de ontem, sobre a falta de objetividade que domina todo o debate político e econômico nacional. Diz, Korontai: Parece incrível, mas culpa-se o poste pela batida do carro, mesmo que este poste esteja corretamente afastado da rua. Corroborando seus comentários e mais o do ilustre ex-embaixador Meira Penna, complemento que o caminho para a transformação do País é o federalismo pleno das autonomias estaduais. Sem que isso entre na pauta nacional, objetivamente, se continuará com esse teatro todo. Sublata Causa, Tollitur Effectus. Saudações Federalistas. www.if.org.br
SULGÁS
A SULGÁS receberá a imprensa para falar sobre o desempenho da empresa em 2005 e o plano de investimentos para 2006, durante café da manhã, às 9h30min da próxima quarta-feira, 7, no Hotel Plaza São Rafael.
TÁ NA MESA
O presidente da Vivo, Roberto Lima, é o convidado da reunião-almoço da Federasul da próxima quarta, dia 7 de dezembro. Ele falará sobre "Telefonia celular: novos comportamentos e novos paradigmas".
LEILÃO
No dia 06 de dezembro, às 20h a LEILÕES PARDO SANTAYANA receberá para coquetel e leilão inaugural. A exposição está aberta de hoje, 02, até dia 05 de dezembro das 9h às 13h, na Av. Plínio Brasil Milano, 1777.