ORGÂNICOS
A Anuga 2009 chegou ao fim deixando uma certeza: foi a maior feira das últimas décadas. Com a impressão de que a crise oportunizou esta forte reação. Antes de encerrar os comentários sobre a Anuga, não posso deixar de escrever sobre os produtos Bio, que também tiveram forte presença na Feira deste ano. Os 1.674 expositores, inclusive, tiveram direito a conferências e debates, uma inovação da Anuga este ano.
DIREITO DE TODOS
Aliás, na Alemanha é grande a força das mensagens favoráveis ao consumo de produtos orgânicos. No meu entender liberal, quem produz tem todo o direito de decidir o que mais lhe agrada, assim como o consumidor também tem o direito de decidir o que melhor lhe aprouver. Liberdade é para isto, certamente.
QUANTIDADE
O que não compreendo é a forma com que se coloca a importante discussão sobre os alimentos orgânicos. O que precisa ser dito, antes de tudo, é que os orgânicos nunca poderão ser produzidos em larga quantidade. Coisa suficiente para que poucos possam consumir estes produtos.
PRODUÇÃO E PREÇO
Pela limitação de produção, a consequência é o encarecimento dos produtos para o consumidor. Portanto, de nada adianta pregar a necessidade de consumir somente produtos orgânicos quando não há como produzi-los em escala, nem com preço capaz de estimular o consumo.
PAÍS PARCEIRO
Nesta Anuga, o país parceiro, ou convidado, foi a Turquia. Diante da grande diversidade e qualidade de seus alimentos e bebidas, assim como no bom nível de sua matéria prima e dos produtos semi-industrializados, o número de expositores da Turquia cresceu muito. Neste ano foram 190 expositores, ficando entre os países que mais expositores trouxeram para a feira.
ESPECIARIAS
Este setor é considerado pelos gourmets o mais importante da feira. Mostrando desde conservas, mostardas, molhos, temperos, frutas secas e alimentos dietéticos. Como os consumidores gostam de descobrir novos sabores, os produtos mostram uma diversidade muito grande. Neste particular, os produtos asiáticos são a grande tendência aqui na Alemanha, que aumentou em 9% a importação de 2008 para 2009. Os produtos a base de molho de soja e thai vendem muito bem por aqui.
DEGUSTAÇÃO IMPOSSÍVEL
Como é impossível parar em todos os 6.522 expositores, e muito menos ouvir e degustar tudo que é oferecido, uma coisa é mais do que evidente: se isto fosse possível, qualquer degustador teria ingerido algo como 30k de alimentos sólidos e 45 litros de bebidas, incluindo as alcoólicas, refrigerantes, sucos, águas, chás e cafés. Ufa.