Artigos

15 out 2009

ANUGA 2009 (2)


Compartilhe!           

WAIPA
No mesmo período da realização da Anuga, em Milão, Itália, aconteceu XIV Conferência Mundial de Investimentos da Waipa, Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos, onde a nossa APEX estava presente.
TEMA
O tema desta edição tratou dos seguintes assuntos: Investimentos globais: desenhando o mapa da recuperação. O objetivo principal era debater as oportunidades de investimentos do momento e as prospecções futuras para o fluxo de investimentos estrangeiros diretos (IED) em contraposição ao desaquecimento da economia mundial no cenário de crise global e seus efeitos colaterais.
PROTECIONISMO
A Waipa é presidida por Alessandro Teixeira, que por sua vez também é o presidente da Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Antes de seguir para Milão perguntei ao Alessandro como os representantes das agências mundo afora estão tratando da questão do protecionismo. A resposta foi bem clara: em períodos de crise como esta que o mundo está enfrentando, o protecionismo é tal qual um fantasma, que faz questão de fazer a ronda para tentar assombrar os líderes nos locais dos encontros.
RECUPERAÇÃO
Para Alessandro, a economia global não deve voltar ao nível usual. Os padrões modificados pela crise serão amplamente discutidos na Conferência. De qualquer forma, uma cooperação financeira e econômica intensa e ágil deve ajudar na superação da turbulência e nos colocará no caminho de recuperação.
CARNE
Os pavilhões destinados às carnes, com seus 756 expositores deram um show de conceitos orientados ao futuro, sempre dedicados ao comércio e serviço de comidas.Devido à grande pressão das organizações protetoras dos animais sobre a indústria da carne, as empresas estão cada vez mais investindo no tema da proteção e bem estar dos animais. Na Alemanha desde abril de 2009 todos os animais castrados já são comercializados com o sistema QS. Os animais devem receber um analgésico após a castração. A Dinamarca também está adotando o mesmo sistema.
FRANGO
Uma pesquisa feita na Alemanha e Holanda mostra que a carne de frango tem grande preferência nestes países. Em 2008 o consumo per capita na Alemanha foi de 18,5 kg e na Holanda 23kg, atingindo números recordes. Com conceitos inovadores, o comércio quer seguir provendo as vendas.
TASTE 09
Um júri escolheu entre milhares de produtos os 53 que mais se destacaram em conceito, variedades, novas idéias, inovações e criatividade. Os produtos também convenceram por sua originalidade, qualidade, embalagem e facilidade de uso. Alguns destaques: PREMIADOS - Uma nova forma de comer atum: Salsichas de atum em embalagens de fácil manuseio contendo 5 salsichas.- Para quem não dispensa o café: cereal com sabor de café e também em forma de snack.- Gourmets: Diretamente do deserto de Kalahari vem um novo molho extraído de um lago natural salino e que, graças a sua origem, está totalmente livre de contaminações do meio ambiente.- Gazpacho branco : sopa que vem em uma garrafa de vidro transparente, pode ser servida fria ou quente.
BEBIDAS
Neste setor são mais de 500 empresas expositoras, com uma grande variedade de produtos. Figuram desde grandes marcas até pequenos produtores.Este é um setor sedutor e que está sempre lotado de visitantes degustando, principalmente, os vinhos do mundo todo. A partir dos produtos expostos vários barmans fazem coquetéis sem álcool para os visitantes.
MUÇULMANOS
Com aproximadamente 1.400 milhões de muçulmanos no mundo todo, o mercado de bebidas e alimentos ?Halal- constitui um grupo de produtos no setor de alimentos que tem grande potencial de crescimento e representa uma tendência que pode beneficiar muitas empresas européias.