INAF
O INAF, para quem não está ligado, é um estudo que tem como objetivo MEDIR OS NÍVEIS de ANALFABETISMO FUNCIONAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DE 15 A 64 ANOS. Como tal o INAF busca contribuir para o aprofundamento das discussões sobre o ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL, visando incidir na agenda da defesa de direitos educativos e do desenvolvimento educacional do país.
GRUPOS DE HABILIDADES
Por meio de uma PROVA ESCRITA (agora também digital) aplicada em domicílio, o INAF avalia HABILIDADES FUNCIONAIS nos campos do LETRAMENTO, do NUMERAMENTO e do CONTEXTO DIGITAL que estão organizadas em QUATRO GRUPOS DE HABILIDADES:
1- RECONHECER/ DECODIFICAR;
2- LOCALIZAR/ IDENTIFICAR;
3- COMPREENDER/ INFERIR; e,
4- AVALIAR/ REFLETIR.
PESQUISA RECENTE
Pois, segundo uma pesquisa recente do INAF, publicada no site -PODER-360-, dá conta de que, em 2024, 29% da população brasileira de 15 a 64 anos era analfabeta funcional (cerca de 40 milhões de pessoas). O estudo informa que a proporção manteve-se IGUAL a de 2018 e CRESCEU, se comparada aos 27% registrados nos anos de 2011 e 2015. Mais: o INAF considera ANAFABETO FUNCIONAL A SOMA DE ANALFABETOS E DE PESSOAS COM ANALFABETISMO RUDIMENTAR.
CARACTERÍSTICAS
PESSOAS ANALFABETAS (7%, em 2024) são aquelas que não conseguem realizar tarefas simples que envolvam a leitura de palavras e frases, ainda que consigam ler números familiares (como de telefone, de residências e preços). Além disso, apresentam dificuldade em acessar ferramentas digitais. Já as pessoas com ANALFABETISMO -RUDIMENTAR- (22%) são capazes de localizar informações explícitas e literais em um texto simples, e conseguem resolver operações matemáticas elementares, mas não conseguem realizar tarefas cotidianas que envolvam textos um pouco mais longos e complexos ou operações matemáticas mais elaboradas.
TAXA DE RETORNO
Não por acaso, como bem revelam as mais diversas pesquisas, o PERCENTUAL de -27%- se repete no universo de brasileiros que -APROVAM O GOVERNO LULA-. Ou seja, quanto mais cresce o número de ANALFABETOS FUNCIONAIS, mais votos o PT ganha nas urnas. Uma prova de que INVESTIR NA IGNORÂNCIA produz uma excelente TAXA DE RETORNO.