Artigos

06 out 2005

AMEAÇA DE BOICOTE


Compartilhe!           

ELE SÓ PENSA NAQUILO
O governador Rigotto, infelizmente, não consegue mais pensar de maneira correta. Está tão entusiasmado com a sua candidatura à presidente que está tendo surtos incríveis. Para tentar obter os muito discutíveis recursos da Lei Kandir do governo Federal, fez um brutal terrorismo ao ameaçar com um boicote aos exportadores gaúchos, que além de tudo são aqueles que mais empregam no RS.
EXTERMINADOR
É curiosa e infernal esta disposição de exterminador que paira na cabeça do governador. Por ser antipática e perversa bota mais fogo nas cortinas já incendiadas da economia do RS. E ainda parece convencido de que alguém vai aplaudi-lo. É dose, governador. Para resolver a folha dos servidores o senhor ainda vai acabar com a folha dos empregados da iniciativa privada. Loucura.
FRUSTRAÇÃO
É preciso que todos percebam que, a cada CPI aberta, sempre se renovam as velhas expectativas de que encontramos a grande oportunidade para que tudo seja esclarecido. Como isto nunca aconteceu da forma com que a sociedade imagina, a frustração se repete e se reforça. O problema, gente, é que as denúncias nem sempre conseguem ser provadas, apesar da quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico. O fato é que a esperteza dos denunciados ou acusados é, a cada dia, muito mais efetiva.
MAIS ESPERTOS
É preciso reconhecer que, diante das desconfianças e da possibilidade de haver quebras de sigilos, os criminosos estão ficando, por antecipação, cada vez mais atentos. Por isto, os atos de corrupção exigem dinheiro vivo para não deixar rastros. Assim, por mais indícios sobre a existência de falcatruas, as necessárias provas se tornam mais difíceis, senão impossíveis. Todo mundo até sabe que a fraude existe, mas ninguém consegue prová-la.
NO JUÍZO FINAL
Para que tudo possa ser devidamente esclarecido, e de acordo com a vontade de um povo sempre muito ingênuo, acompanhado do trabalho sempre insuficiente da imprensa e da Justiça, só mesmo quando a ciência descobrir uma forma eficiente de comprovações. Imagino que isto só poderá acontecer pela quebra do sigilo da consciência dos envolvidos. Como nós vivemos na vida real. Enquanto a ciência não conseguir entrar por esta porta da consciência das pessoas, só mesmo o Juízo Final é que produzirá as provas incontestáveis para confirmar as fraudes. Portanto, até lá os espertos continuarão inocentes.
NOVO CÁLCULO DO PIB
O crescimento e a importância da economia informal no Brasil ganhou tanta dimensão que o IBGE resolveu introduzir mudanças para aferição de tudo aquilo que é produzido e vendido por aqui. Hoje, pelo que se imagina, as coisas devem andar no meio a meio, mas nada pode ser afirmado, exatamente por não haver registro na informalidade. Os serviços públicos serão usados mais intensamente para projetar o tamanho do que se faz por baixo dos panos. Daquilo que cada dia é mais real, mais efetivo e não registrado. Tomara que o governo enxergue.