LEVIANDADE
O deputado federal do PT, Ricardo Berzoini, a exemplo do senador Paulo Paim, não deixa por menos: ao afirmar que não há déficit na Previdência Social, o tipo faz questão de mostrar, com imenso prazer, a sua certidão de incompetente. Ou leviano, quem sabe....
MARCA REGISTRADA
Aliás, esta postura já virou uma marca registrada dos petistas, que adoram ser reconhecidos pelo numeroso contingente de pessoas pouco ou nada esclarecidas, como populistas-assistencialistas. Afinal é isto que dá voto, não é mesmo?
PROEZA
De qualquer forma, como o Ponto Crítico é um meio de leitura, o mínimo que exige dos leitores/assinantes é que, além de saberem ler também saibam interpretar os textos que escrevo diariamente. Ou seja: só uma minoria da sociedade consegue hoje esta proeza mais do que necessária.
REDISTRIBUIÇÃO DE RENDA?
Mas, voltando ao assunto Previdência, em recente artigo que o deputado Berzoini fez menção ao fato de que em 1987 e 1988, os constituintes definiram um modelo de previdência social como política pública de proteção e redistribuição de renda. (???)
SISTEMA FALIDO
Como os constituintes não aprovaram um imprescindível sistema de capitalização da Previdência, nem tampouco definiram uma contabilidade estanque, as contribuições sobre a folha, por serem insuficientes. O que determinou a necessidade de cobrança de impostos sobre o faturamento e o lucro das empresas. Estas, por sua vez, precisam transferir o tal custo tributário para todos os produtos e serviços.
INJUSTO
Com esta decisão estúpida e TOTALMENTE INJUSTA, Berzoini afirma que assim não há déficit da Previdência. Pode? Em suma, gente: para o PT é justo que os impostos pagos pelos cidadãos sejam destinados ao pagamento das aposentadorias.
JUSTO E HONESTO
Ora, em qualquer lugar do mundo os Planos de Aposentadoria são adquiridos pelas pessoas, individualmente. E o valor das contribuições deve corresponder ao valor que o indivíduo pretende receber no futuro, quando se aposentar. Nunca pela sociedade como um todo, através de impostos, como acontece aqui. Isto sim é algo JUSTO E HONESTO.