Artigos

18 jun 2007

A UNIÃO EUROPÉIA E O MERCOSUL


Compartilhe!           

IMPERCEPTÍVEL
Para quem viaja atualmente pela Europa, por automóvel, já deve ter percebido que entrar e sair de qualquer país da Comunidade é algo quase imperceptível. A única coisa que resta são placas informativas dizendo em que país você está entrando. Isto é um princípio correto e justificado de qualquer mercado comum.
MERCADO COMUM?
Já quem vive na nossa pobre e medíocre América Latina, e ainda bate no peito cheio de orgulho dizendo que nós temos um mercado comum ? Mercosul-, precisa explicar a razão para tanta burocracia para entrar, por exemplo, no Uruguai, por via rodoviária. Gente, a coisa é uma missa. Isto é mercado comum?
CARTA VERDE
O achaque começa antes de começar a viagem, com a obrigatória Carta Verde, que custa R$ 60,00 e deve ser entregue na polícia de fronteira. Lamentável. Junto com a tal carta, ao chegar na fronteira também é preciso preencher formulário individual com mil e uma informações dos viajantes. Um controle que a velha Cortina de Ferro não faria com tanta pompa.
POR ENQUANTO
Depois da missa toda o veículo ainda passa por uma vistoria completa que deixa muito mais irritado o funcionário quando nada de errado encontra. Este é o nosso Mercosul. Por enquanto. Com o avanço do neo-socialismo bolivariano tudo tende a piorar. A gente vai sentir saudade da burocracia vigente.
O PAÍS DO NÃO!
Infelizmente, por diversas razões, vivemos no país do NÃO! Não, obviamente às coisas que possam ajudar nas soluções dos nossos graves problemas. Para coisas e atitudes que agravem a situação já por demais complicada sempre há espaço, sugestão e decisão. Tudo, enfim, para fazer do Brasil um país de pobres.
BEM -AVENTURADOS
Até a igreja católica, grande formadora de opinião e comportamento, continua repetindo que os bem-aventurados são os pobres e que por isto terão o direito ao reino dos céus. Ou seja, a enorme legião de católicos brasileiros tem preferência pela pobreza.
A ORDEM É SÓ RECLAMAR
Uma sociedade que adora, conviver com problemas, quanto mais sérios forem, melhor. Só assim pode fazer aquilo que mais sabe e gosta: reclamar, reclamar e reclamar. E quando algum tipo mais inconveniente demonstra ter encontrado algum tipo de solução para qualquer coisa, a ordem é liquidá-lo imediatamente para impedir que isto aconteça. A forma mais eficiente para impor barreiras intransponíveis em tudo que não deve nem pode ser solucionado, é colocar na Constituição, em cláusulas pétreas. Gente, a coisa é, simplesmente, fatal. Ninguém mais terá a coragem de mexer. Outras maneiras até existem e prescindem de atitudes tão drásticas. Para tanto basta manter o povo na ignorância, na estupidez, e pouco refratário às mudanças. Pronto: a coisa está feita. O governo, muito habilidoso e disciplinado ao programa neocomunista, consegue conjugar todas as formas, com a ajuda de quase todos os políticos aliados. Isto explica a nossa posição lamentável de baixo desenvolvimento.
LANÇAMENTO CEBIT 2008
O Diretor da CeBIT, Reinhold Umminger, especialista no mercado de TI da América Latina, atenderá a imprensa em Porto Alegre, dia 25 de junho, das 10h30 às 11h30, no Salão de Atos da Fiergs, trazendo as novidades da CeBIT 2008, maior feira mundial de TIC. A Coletiva antecede reunião-almoço com empresários que tenham interesse em conhecer a feira e as oportunidades de negócios no mercado global.
TÁ NA MESA
O vice-presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, José Antônio Fernandes Martins, participa na próxima quarta-feira, 20/6, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Ele falará sobre: \"O Caminho para o Crescimento\".
PGQP
O presidente do Conselho Diretor do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Joal Teitelbaum, convida para coletiva com a imprensa nesta terça, dia 19, às 11h, para divulgação das vencedoras da 12a edição do Prêmio Qualidade RS. Na ocasião, serão apresentados dados sobre a evolução nestas 12 edições e sobre os 15 anos do PGQP.
NISEG
Nesta terça, 19, acontece o 3º Encontro do Núcleo de Integração de Secretárias, Empreendedoras e Gestoras ? Niseg, com a palestra Estrela, mediano ou perdedor. Você Escolhe. O evento será realizado no Everest Hotel (Rua Duque de Caxias, 1357) a partir das 18h30min com a participação do Sócio-Diretor de Planejamento da Celebrity - Personal Brand Consulting, Arthur Bende.