CARTA AO PAPAI NOEL , POR MATEUS BANDEIRA
Ontem, no -BOA TARDE, BRASIL-, programa que vai ao ar diariamente na Rádio Guaíba, Porto Alegre, apresentado pelo jornalista Júlio Ribeiro, o pensador e comentarista do dia, Mateus Bandeira, leu a CARTA que escreveu ao PAPAI NOEL. Na medida em que ouvia a leitura da mensagem, cheio de culpa lembrei que tinha deixado de lado o cumprimento desta importante tarefa. Como os pedidos do Mateus se identificam plenamente com os meus pleitos e preocupações, achei por bem publicar a referida CARTA no Editorial de hoje, véspera de Natal, na expectativa de que o BOM NOEL perceba que também adicionei a minha assinatura no final do documento. Assim, o que realmente espero é que o Papai Noel seja BONDOSO, JUSTO E DEFENSOR DA LIBERDADE. Eis aí o conteúdo:
BOM CIDADÃO
“Querido Papai Noel”: meu nome é Mateus Bandeira e neste ano, o ano de 2021, fui um bom cidadão. Paguei meus impostos em dia, trabalhei duro, gerei riquezas, militei contra o avanço do ativismo judicial, contra a volta da censura e combati a suposta existência entre nós de crimes de opinião. Não estive só: estávamos aqui, juntos. Mais: também criticamos os excessos cometidos em nome do combate à pandemia - e continuaremos a fazê-lo.
PRESENTES QUE NÃO PEDIMOS
Entretanto, devemos ter cometido pelo menos um deslize: no ano passado não fizemos cartinhas de pedidos. Só assim podemos explicar os PRESENTES QUE NÃO PEDIMOS, e que não param de chegar: Ganhamos um FUNDO ELEITORAL DE BILHÕES DE REAIS para candidatos gastarem; ganhamos um ORÇAMENTO DA UNIÃO DEFICITÁRIO; ganhamos a CONTINUIDADE DA PANDEMIA E DE SEUS ADORADORES; ganhamos DECISÕES NO STF que vão além de nossos pesadelos. Definitivamente, não pedimos nada disto.
NO RIO GRANDE DO SUL
Aqui, no Rio Grande do Sul, entre outros mimos, ganhamos QUEBRAS DE PROMESSAS ELEITORAIS e um monte de BANDEIRINHAS COLORIDAS - que, aliás, ninguém mais enxerga. Ganhamos um AUMENTO GORDO DO IPVA para 2022. Ganhamos um ano extra de ICMS majorado. Ganhamos a definição do que é “essencial” para as nossas vidas e, portanto, pode ser vendido nas prateleiras dos supermercados!! Também não pedimos nada disto.
PEDIDOS PARA 2022
Mas, aqui vai nosso ato de contrição: erramos, nunca mais deixaremos de escrever nossas cartinhas de prestação de contas e pedidos de Natal e Ano Novo. Assim, humildemente, trazemos nossos pedidos para o ano de 2022: uma BOA LISTA DE CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES QUE VIRÃO; um BOM DISCERNIMENTO para nossas escolhas e, finalmente, que NÃO NOS FALTE MEMÓRIA sobre tudo o que aconteceu nestes anos de 2020 e 21.
FELIZ NATAL PARA TODOS!
Assinado - 1- Mateus Bandeira
2- Gilberto Simões Pires
FELIZ NATAL!
Desejamos aos nossos leitores e amigos um Lindo e Abençoado Natal.
Gilberto-Lúcia-Cristina