Artigos

18 fev 2014

A PROMESSA DE DILMA


Compartilhe!           

NO CAMINHO ANUNCIADO
Hoje, sem qualquer possibilidade de erro, arrisco a dizer que não há um apaixonado pelo comunismo que consiga negar que a Venezuela está vivendo uma crise sem precedentes. O mesmo vale neste momento, também para a Argentina e, dentro de pouco tempo, infelizmente, valerá para o Brasil.
CULPADO
Pois, mesmo sem a mínima possibilidade de negar a existência da crise, todos que comungam da mesma ideologia do atraso seguem convencidos de que o grande e único culpado pela péssima situação que vive aquele empobrecido país é o CAPITALISMO. Só que, pelos fatos e imagens, a realidade não admite qualquer disfarce: quem está acabando, de fato, com a Venezuela é tão somente o comunismo.
ESTRANHO
O que soa como muito estranho é que enquanto alguns corajosos venezuelanos estão indo às ruas para protestar contra o comunismo instalado por Hugo Chavez, e mantido a ferro e fogo pelo seu sucessor, Nicolas Maduro, aqui no Brasil muitos brasileiros, de várias facções, estão indo às ruas para exigir que seja colocado em prática os ideais comunistas. Pode?
PREOCUPANTE
O mais preocupante nisso tudo, para não dizer lamentável, é que um grande número de brasileiros (inclusive muitos empresários) ainda se mostra resistente e convencido de que o Brasil não corre o risco de chegar ao mesmo nível que países liderados por membros do Foro de São Paulo, como é o caso nítido de Cuba, Venezuela e Argentina, para ficar só com estes exemplos.
COMPARAÇÃO
Para melhor entender esta terrível descrença de que o perigo é iminente, nada melhor do que comparar com a Bolha Imobiliária, cujo efeito arrasou várias economias de primeiro mundo: ninguém duvidava de que o desastre viria a acontecer, mas muitos analistas diziam que um eventual estouro da Bolha só aconteceria depois de 2008. Resultado: como aconteceu em 2008, aí já era tarde...
CENSURA
Mas, voltando ao que está acontecendo na Venezuela, pelo fato de estarem fortemente censurados os meios de comunicação, o pouco que está sendo divulgado não traduz minimamente o drama que assola àqueles que se manifestam contra o governo Maduro. Algumas fontes, no entanto, informam que a Venezuela vive um verdadeiro ESTADO DE GUERRA CIVIL. Diversos vídeos postados nas redes sociais dão conta de que o governo de Nicolás Maduro está abrindo fogo contra os manifestantes.
PROMESSA
Sei, perfeitamente, que depois de ler este editorial não faltarão aqueles que dirão que estou exagerando e/ou que estou vendo chifres em cabeça de cavalo. Pois, como admito que este tipo de reação é possível, dou uma informação final: a presidente Dilma, na sua recente visita à Cuba fez uma promessa ao povo cubano: prometeu um Brasil verdadeiramente SOCIALISTA, caso vença as eleições em 2014! Que tal? Convencidos????