GOVERNO CONVENCIDO
O Governo Lula já se declara convencido de que será muito difícil conseguir aprovar no Senado a prorrogação da CPMF nos níveis atuais. Tudo aquilo que foi conquistado na Câmara dos Deputados, onde seus membros são praticamente todos governistas e apaixonados por impostos, felizmente ainda tem remédio.
CONSIDERAÇÃO
O fato de existir oposição já é alguma coisa, já merece toda a consideração, principalmente quando o assunto é carga tributária. Ainda mais neste momento em que a desconfiança no sistema democrático é grande. Portanto, vamos festejar o fato de haver uma oposição diante de um governo que já se notabilizou por comprar todos e tudo.
RESSALVA
Tal comportamento político-democrático que estou aplaudindo com todo o respeito que é exigido (dentro dos limites que os políticos em geral nos permitem pelas péssimas atitudes que vem mostrando), ainda precisa ser ressalvado. Sim, pois nunca se sabe até quando, e até quanto, os senadores oposicionistas vão se manter contrários a CPMF.
BARBAS DE MOLHO
Esta precaução, que significa estar sempre com as barbas de molho, tem seus motivos. Um deles, que me faz desconfiar mais ainda, por incrível que possa parecer, está na postura adotada por pessoas que até não pertencem ao meio político, mas que, inexplicavelmente, endossam comportamentos de alguns deles. Vejam o seguinte caso:
LÍDERES E VENCEDORES
A Federasul, e a Assembléia Legislativa do RS anunciaram, ontem, 22, os vencedores da 13ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores, que acontece desde 1995, com o objetivo de valorizar o sucesso e destacar o êxito de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores para o RS. Atenção: as escolhas das personalidades são feitas por comissões indicadoras e julgadoras e não pelas entidades promotoras. E as categorias são: empresarial, política, cultural e comunitária.
AGRACIADOS
Os agraciados com o Prêmio Líderes & Vencedores 2007 foram:Destaque Comunitário - Associação dos Moradores da Vila Tronco Neves; Fundação Projeto Pescar; e, SPAAN - Sociedade Porto Alegrense de Auxilio aos Necessitados.Mérito Político - Ellen Gracie - Ministra Presidente do STF; Senador Pedro Simon; e, Yeda Crusius - Governadora do RS.Sucesso Empresarial - Nelson Sirotsky; Sergio Goldsztein; e, Wilson Zanatta; Expressão Cultural - Bez Batti - escultor; Jorge Furtado - cineasta e fundador da Casa de Cinema; e, Ruy Carlos Ostermann - jornalista;
COMPETÊNCIA?
Ora, como é possível, na categoria MÉRITO POLÍTICO, o escolhido ser o senador Simon? Como o senador pode ser merecedor de uma premiação que, conforme consta no regulamento, diz: A escolha busca premiar os políticos, seja qual for a esfera de governo, que ofereçam ao povo gaúcho um exemplo de abnegação pública e competência. Afinal, por onde anda esta tal Competência? Onde? Aí é duro. Duríssimo.