JANEIRO JÁ ERA
Janeiro já era. Amanhã inicia Fevereiro, mês marcado pela volta das -férias de verão- dos cansadíssimos e carésimos deputados, senadores, vereadores, que desde já prometem cumprir a tradição de fazer muito pouco ou quase nada pelo simples fato de que estamos em pleno ANO ELEITORAL. Assim, além da quantidade de besteiras e mentiras de todos os tipos e tamanhos que serão ditas e repetidas exaustivamente até o mês de outubro, a sociedade brasileira seguirá pagando não apenas os poupudos salários dos ociosos como, principalmente, a enorme quantia que perfaz o estúpido FUNDO ELEITORAL.
CIRO: UM GRANDE MENTIROSO
Aliás, a propósito de -besteiras e mentiras-, como referi acima, comecemos pelo candidato Ciro Gomes, que já antecipou o quanto pretende ser -hours concours- nesta arte de mentir e enganar eleitores. Vejam que na semana passada, o -caudilho-, sem nenhuma contestação de seus interlocutores, que também fazem questão de se definir como verdadeiros -idiotas-, disse, alto e bom som, que o BRASIL GASTA, ANUALMENTE, R$ 4 TRILHÕES COM PAGAMENTO DE JUROS. Pois, como bem lembra o pensador e economista Darcy Carvalho dos Santos, o Brasil, em 2020, GASTOU R$ 312 BILHÕES. Mais: Ciro confunde títulos vencidos com vincendos e ainda por cima mostra total desconhecimento com relação à rolagem de dívida. Pode?
MENTIRAS E VERDADES
Pois, em meio às mais diversas declarações MENTIROSAS, OPORTUNISTAS E -FANTASMAGÓRICAS- que serão ditas e repetidas ao longo da campanha eleitoral pelos partidos de oposição, é preciso, mais do que nunca, separar sempre o JOIO DO TRIGO. Da mesma forma como o JOIO é fortemente cultivado pelos socialistas é importante explorar tudo aquilo que, comprovadamente, é VERDADEIRO e BOM PARA O BRASIL. Algo assim, como o BANCO CENTRAL -INDEPENDENTE- divulgou nesta manhã: O setor público consolidado brasileiro registrou um superávit primário de 64,727 bilhões de reais em 2021, equivalente a 0,75% do PIB, o primeiro resultado anual positivo em oito anos. Em dezembro, o saldo primário ficou positivo em 123 milhões de reais. A expectativa para o último mês do ano, conforme pesquisa da Reuters, era de superávit primário de 18,152 bilhões de reais. Nota: - os valores englobam os resultados de governo central (governo federal, Banco Central e INSS), Estados, municípios e empresas estatais.
BOICOTE
Mais do que nunca é preciso ter à mão, e principalmente vívido na mente, como o atual governo encontrou o nosso empobrecido Brasil, em 2019, e, com muita atenção, elencar o que foi possível fazer, apesar do incrível BOICOTE que vem enfrentando, desde o primeiro dia, na Câmara, no Senado e no STF. Mais: ao contrário de enfrentar a PANDEMIA com atitudes firmes e corajosas, o STF, vários governadores e prefeitos, resolveram que a saída estava no LOCKDOWN, cujo efeito aí está, na forma de escassez de produtos e aceleração do consumo, provocando AUMENTO RELATIVO DE PREÇOS NO MUNDO TODO.
MAIS DEVASTADOR DO QUE O COVID-19
A propósito, um relatório de pesquisa de Marko Kolanovic, chefe global de pesquisa macro-quantitativa e de derivativos do J.P. Morgan, avalia que os governantes se assustaram com "artigos científicos falhos" e decretaram lockdowns "ineficientes ou atrasados" que destruíram empresas, empregos e vidas sem, contudo, mudar o curso da pandemia. O relatório é uma crítica ao pensamento atual sobre a resistência à reabertura dos negócios e, mais pungentemente, ao cenário político predominante, com ênfase em como a crise está sendo alavancada por políticos. Em palavras muito claras: o LOCKDOWN MOSTROU SER MAIS DEVASTADOR DO QUE O COVID-19! Que tal?