Artigos

26 jan 2006

A GRANDE VEDETE DO FÓRUM ECONÔMICO


Compartilhe!           

CHINA
Quem roubou a cena na abertura do World Economic Forum, em Davos, Suíça, foi, indiscutivelmente a China. Esbanjando forte crescimento, com um PIB hoje de U$ 2,26 trilhões, a China já é a 4ª economia do mundo. E promoveu muitos cochichos preocupantes, onde os países que antes bradavam pela abertura para seus produtos, agora já estão querendo mais protecionismo contra produtos chineses.
ÍNDIA
Logo atrás da China, a Índia também está ocupando grande espaço e interesse dos investidores internacionais nas discussões que acontecem no início do Fórum Econômico. Se a China já mete medo pela sua forte inserção no mercado mundial, imaginem quando a Índia vier a participar com o mesmo ímpeto. Os demais países emergentes já estão suando frio e só tem um caminho: tratar de se adaptarem, com urgência, para a competição nos negócios.
BRASIL
O que sobrou para um Brasil de poucas presenças no evento foram os comentários sobre o nosso crescimento muito baixo. Embora todos admitam que temos grande potencial para crescer muito mais do que conseguimos em 2005, uma coisa foi deixada clara: nós devemos saber as reais razões para crescer tão pouco. E se não estamos sendo muito falados em Davos, o fato é que se isto acontecesse nós ocuparíamos muito tempo para explicar as nossas crises.
COISA DE CHINELÃO
Mostrando a forte vocação para encontros com a pobreza, com o subdesenvolvimento e com os mais fracassados, o governo brasileiro não esconde a sua euforia em participar do Fórum Social Mundial. Coisa típica de país chinelão. Enquanto não abandonarmos esta mania estúpida de perseguição dos países mais desenvolvidos vamos ficar gritando e fazendo manifestações que mais dificultam as nossas vidas. Coisa de chinelão, repito.
PARQUE DOS DINOSSAUROS
Desta vez não é no cinema. É em Caracas, na vida real. É lá que está acontecendo a maior exposição das inúmeras espécies de dinossauros vivos. Alguns andam vestidos e outros nem tanto. O fato é que o Jurassic Park, agora itinerante, saiu de Porto Alegre, Brasil, andou por Bombaim, na Índia, e ancorou, finalmente, em Caracas, na Venezuela. Aliás, depois da capital gaúcha este é lugar mais propício para o cultivo e desenvolvimento de todas as espécies. O encontro com o dinossauro-mor da América Latina, Hugo Chávez, deve encerrar a hipótese de possível extinção dos bichos pré-históricos.
CONFISCO
Baseado em análise que encomendou à sua assessoria econômica, o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, informa que ao não atualizar por longos períodos a tabela do Imposto de Renda na fonte, o Governo Federal está praticando um verdadeiro confisco no poder aquisitivo do mercado interno brasileiro. Pelos números levantados, mesmo com a correção de 8% agora determinada, há um confisco de renda de 51,5% considerado o período 1996-2005. Segundo os dados da assessoria econômica da FIERGS, a inflação medida pelo INPC no período mencionado chegou a 95,9%, tendo havido apenas duas correções da tabela, uma de 17,55% em 2002 e outra de 10% em 2005, num total acumulado de 29,3%.
LIQUIDAÇÃO
Só 4 dias, só preços baixos, só pra você. A campanha de liquidação do Moínhos Shopping inicia hoje e encerra no domingo, 29. Com a promoção, o shopping prevê um crescimento de 11% nas vendas. Os descontos oferecidos nas 120 lojas podem chegar a 60%, incluindo roupas, presentes, utilidades domésticas, entre outros artigos.
FUNDOPEM
O governador Rigotto e os diretores-superintendentes do Grupo Isdra, assinaram contrato do Fundopem para a ampliação da fábrica Fibraplac Chapas de MDF, em Glorinha, que passa a ser a maior do Brasil.
CURSO
A Unisinos e Alfamídia uniram esforços para trazer ao mercado uma formação voltada a habilitar profissionais em atendimento e vendas em Call Center, objetivando suprir a demanda de grandes empresas. A formação, com 80 horas de duração, inicia na próxima segunda, dia 30 e tem como meta a capacitação dos participantes em atendimento e vendas de produtos de alto valor agregado. O curso, com carga de 80 horas possui em seu conteúdo "Atendimento e vendas" , "Comunicação e oratória ", Técnicas de negociação" e "Atendimento em call center". Além da qualificação, os melhores alunos serão encaminhados a participar do processo seletivo da Dell. Mais informações : (51) 3346-7300
WORKSHOP
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Universidade de Brasília (UnB) promoverão o "Workshop Internacional sobre Centros e Museus de Ciência", entre os dias 14 a 16 de fevereiro, em Brasília (DF).