Artigos

13 out 2009

A GRANDE COOPTAÇÃO


Compartilhe!           

SAFRA DE INTERESSES
Antes de abordar os assuntos sobre a importante Anuga 2009, sigla que significa Feira de Alimentos Genéricos e Especiarias, não posso deixar de opinar sobre a banalização, o alto grau de interesse e a tentativa de cooptação que estão pautando as escolhas de pessoas, obras e entidades para receberem os mais diversos prêmios que vão ser entregues até o final do ano.
MAR DE FALSIDADE
Já é mais do que notório este mar de falsidade que está banhando a sociedade como um todo, onde, a cada dia que passa o ambiente fica ainda mais poluído. E quanto mais próximo o final do ano, mais forte se torna a exalação dos fétidos odores provocados pela explosiva mistura de cinismo, falsidade e esperteza.
OUTUBRO
Apesar de abundante o ano todo, essa grande safra de enganação e esperteza tem o seu ponto alto em outubro, quando o puxa-saquismo entra na sua fase mais aguda. É o momento da eleição dos ganhadores dos prêmios que são conferidos a cada ano que finda.
TODOS FINGIDOS
Diante dessa realidade, a maioria dos troféus, infelizmente, acaba indo para quem muito pouco fez para merecer a distinção. Pior ainda quando os escolhidos são políticos, que mereceriam mais desprezo. Mas tem um detalhe: tanto quem escolhe quanto os agraciados fazem o mesmo papel de fingidos. No Brasil como um todo chega a ser impressionante o nível de cooptação e de interesse que envolve o procedimento das escolhas.
SAIA JUSTA
No âmbito internacional, para concluir, estamos em plena safra 2009 do -Prêmio Nobel- nas suas mais diversas categorias. Como o escolhido para o Nobel da Paz foi Barack Obama, a comissão organizadora simplesmente resolveu premiar o compromisso e não o reconhecimento.Como é praticamente impensável a recusa, Obama já deve ter escolhido o traje para a cerimônia de entrega do troféu: vai com uma saia bem justa. Justíssima.
ANUGA 2009
Nesta espetacular edição de 2009, a Anuga, que existe desde 1919, considerada a maior feira de alimentos do mundo, conta com mais de 6.500 expositores provenientes de 97 países. Ocupando totalmente o complexo da feira de Colônia, na Alemanha, os destaques ficam por conta da Itália, com os 1.033 expositores, Alemanha (1.018), China (404), Espanha (392), França (255), Grécia (232), Países Baixos (226), Bélgica (199), Turquia (190), EUA (167) e Tailândia (161),principalmente.
MUITO TÍMIDO
Embora o Brasil esteja razoavelmente representado, com 109 expositores, atrás da Argentina (111), ainda é considerado um país muito tímido em comércio e industrialização de produtos. Infelizmente, mesmo com a melhora recente em termos de investimento na indústria, o nosso destaque fica por conta da produção de commodities. Só quem observa -in loco- a enorme diversidade de produtos oferecidos pelos países asiáticos, por exemplo, percebe o quanto estamos atrasados. Atenção: Não estou comparando o Brasil com países de primeiro mundo, mas com os emergentes, da nossa pretensa categoria. Amanhã tem mais sobre a ANUGA 2009.