Artigos

07 mar 2015

A FALSA DEMOCRACIA BRASILEIRA


Compartilhe!           

DEMOCRACIA

Ainda que os nossos constituintes, ao escreverem a Carta Constitucional de 1988, em nenhum momento se afastaram da ideia de que a DEMOCRACIA era o regime político único, certo e inquestionável para o nosso pobre país, o fato é que muita coisa que foi vendida acabou sendo entregue ao povo em geral com defeitos sérios. Ou seja, a nossa Democracia é um verdadeiro arremedo. 

 


POVO ENGANADO

A primeira e grande razão pela qual o povo não percebe que está sendo fortemente enganado é a incapacidade que mostra para desenvolver o raciocínio lógico. Sem entender o que realmente é uma Democracia, só o fato de alguém afirmar que este é o regime político do país, isto já é o bastante para que aplauda e fique convencido.


FALSO OU DEFORMADO

Atualmente, mesmo sem analisar com maior profundidade o que se passa no Brasil, dizer que vivemos num país DEMOCRÁTICO é faltar com a verdade. Na melhor das hipóteses o regime é falso ou deformado. 


VOTO

A maioria dos brasileiros, sem medo de errar, está plenamente convencida de que a -DEMOCRACIA- se resume no ato (no Brasil é dever e não direito) de eleger seus representantes através do  voto nas urnas. A partir daí até o final do mandato do eleito, sequer tem o direito de pedir a substituição de quem o enganou (prometeu e não cumpriu, ou promoveu safadezas). 


JUDICIÁRIO

Mais: eleger apenas aqueles que nos representem nos Poderes Executivo e Legislativo, nos âmbitos Nacional, Estadual e Municipal, e não ter este mesmo direito para escolher os representantes do Poder Judiciário, já denota que estamos diante de uma falsa Democracia. E, por ser falsa, já não pode levar este título. 


FORÇA DAS CORPORAÇÕES

Ao ser envolvida por uma falsidade, que nada mais é do que uma mentira que depois de repetida várias vezes acabou em verdade para a maioria tonta, a vida segue. Segue sem que ninguém questione, por exemplo, o que acontece no nosso país, onde os grupos mais organizados, e com mais poder (corporações), levam vantagem e com isso acabam com seus pleitos aprovados no Legislativo.
 


CLASSISTAS

Um exemplo disso são os políticos -classistas- que se elegem para defender os interesses de alguns (classes) e não da sociedade como um todo.

Ora, todo grupo (classe) que obtém algum tipo de vantagem e/ou privilégio, mesmo legal (aprovado por lei), a vantagem obtida tem preço. Como tal será paga pelo povo, que em geral não tem bancada de representantes. Só por aí não cabe dizer que somos um país Democrático, certo?