PARECIDO COM O BRASIL
A atual situação de enorme desconfiança e/ou insolvência que atinge vários países da Europa, de certo modo é muito semelhante à situação vivida pelo Brasil, no período 1994/1999, como sugere o economista Pérsio Arida.
REFORMA MACROECONÔMICA
Naquele momento de crise, o governo brasileiro se viu obrigado a fazer a importante reforma macroeconômica (única até hoje), que resultou, entre várias providências, na negociação das dívidas dos Estados, na aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal e na recuperação do Sistema Financeiro, com o PROER e o PROES.
TRATADO
O que a Alemanha está propondo, para os 27 países que compõem a União Europeia, é algo parecido. Até porque ninguém espera que o Banco Central Europeu venha a ajudar, de fato, os países em dificuldade sem exigir que todos eles assinem um compromisso (Tratado) de ajuste fiscal, não é mesmo?
MAIS COMPLICADO
O problema, como se tem lembrança, é que por ter sido difícil o fechamento do acordo com todos os Estados, na Europa a complicação promete ser ainda maior. Principalmente, porque a aprovação depende da vontade de cada país-membro.
ACRÉSCIMO
Ontem, quando escrevi a respeito da semelhança do Brasil de hoje com o American Dream americano, de 70 anos atrás, o economista Marco Túlio Kalil enviou uma mensagem de acréscimo às minhas palavras. Eis:Enquanto, nos EUA, as várias décadas do -American Dreams- foram sustentadas pelo espírito do SELF MADE MAN, de incentivo ao mérito e ao esforço pessoal, com educação, capacitação profissional, inovações tecnológicas, a versão brasileira está mais para -Tupiniquim Dreams-, calcada no assistencialismo, no paternalismo do crédito direcionado, que favorece os bancos estatais e o inevitável inchaço do Estado.
RESTA SABER...
Marco Túlio ainda arremata: - Resta saber o que será feito logo adiante, quando o modelo de obsessão pró-mercado doméstico, turbinado pelo boom de oferta de crédito derivado da entrada de -Smart Money- proporcionado pelos nefastos ganhos de arbitragem juros/câmbio, bater nas restrições de renda/endividamento/inadimplência.
BOLSA INADIMPLÊNCIA
Considerando os alertas acima, tudo leva a crer que o governo acabará criando a BOLSA INADIMPLÊNCIA, como já fez no passado. Aliás os vários esqueletos que foram tirados dos armários conta muito bem esta triste e macabra história...