Artigos

04 ago 2005

A ESCOLHA DO PRATO PRINCIPAL


Compartilhe!           

DOENÇAS MÚLTIPLAS
Não sei ainda qual candidato será escolhido para Presidente da República na próxima eleição. Mas já estou preparando o meu estômago. Dois interessados já deram uma pista de que pretendem o cargo. Se Lula for reeleito, como já se predispõe, vamos ter que engolir carne gorda. O que aumentará o colesterol e trará mais riscos ao coração. Outras doenças deverão ocorrer, principalmente de ordem estomacal. Sim, engolir certas espécies exóticas sempre cria problemas e provoca vômitos. Além disso, as doenças de pele e muitas outras mais estão na lista das probabilidades. Vai faltar remédio e hospital.
COMENDO POEIRA COM IMPOSTOS
Caso Germano Rigotto, que também está se manifestando como interessado na vaga seja o eleito, é bom que se entenda o que vai ser deste país. Pelo que repete todos os dias, Rigotto deverá melar a dívida dos Estados para com a União, trazendo sérios danos à divida pública. Deve, também, aumentar vigorosamente os recursos da Lei Kandir para compensar o ICMs das exportações, criando mais rombos no orçamento da União. E vai, como já mostrou no RS, aumentar os impostos. Isto é uma paixão que o candidato não disfarça. No caso de Rigotto vamos comer muita poeira.
NÃO SÃO OS MESMOS
Pelo tom das perguntas feitas, assim como pelas reações dos parlamentares que compõem a CPMI dos Correios, tem-se a impressão de que vivemos em dois mundos muito distintos. Eles não são os mesmos deputados que deveriam votar em plenário os projetos importantes e indispensáveis. Também nada tem a ver com aqueles que deveriam agilizar as necessárias reformas para este país. O comportamento que exigem dos depoentes na CPMI, com certeza não é o mesmo que praticam com o dinheiro público e com o desenvolvimento do país. A maneira com que adoram criar despesas e concordam com aumento de impostos nada tem a ver com algum bom caratismo. Alguém discorda?
BOAS NOTÍCIAS?
Lula reclamou que a imprensa prefere dar ênfase às más notícias. Tem razão. Faltam, no entanto, produzir alguma boa notícia que o próprio presidente poderia dar a respeito da empresa de seu filho. Sobram, por outro lado, notícias nada recomendáveis, que o seu partido vem produzindo diariamente com descobertas escabrosas. Mas, enfim, ainda há espaço para uma boa informação, principalmente aquelas que dão conta da criação do Cafta.
CAFTA
Enquanto o Brasil abomina a ALCA, seis países da América Central já se deliciam com o novo CAFTA - Acordo de Livre Comércio da Região - . São eles: Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua. Parabéns por tudo de bom que vai acontecer com eles. Se alguém vinha pensando em se mudar daqui, pelas doenças crônicas que nunca terão cura, aí está uma boa oportunidade para melhorar de vida. Além do clima maravilhoso, os negócios. Lula e sua equipe tem asco dos EUA e detestam acordos de livre comércio. A não ser algum acordo de afinidade ideológica com Cuba e Venezuela.
AS MALAS
A grande preocupação de muitos parlamentares que compoem a CPMI é saber tudo sobre as malas que carregavam dinheiro. Mas, no afã de dar espetáculo e fazer ironias, mais se parecem com malas autênticas. A cada semana um acaba se destacando como o Mala da Vez. Duvido que alguém bata o deputado Pompeu de Mattos nesta semana. Ele está incrívelmente chato. O meu voto vai para ele. Com distinção.