Artigos

23 mar 2021

A ESCOLHA DE SOFIA, OU DOS BRASILEIROS


Compartilhe!           

JEN OU EVA

No famoso romance do escritor americano William Styron, publicado em 1979, a polonesa Sofia Zawistowka, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, se vê forçada a escolher entre seus dois filhos, Jen e Eva, qual deles seria exterminado pelos nazistas na câmara de gás.


QUEM PODE TENTAR SOBREVIVER?

Pois, diante das decisões draconianas que são DECRETADAS E/OU DECIDIDAS a todo momento por vários governadores, prefeitos, juízes, desembargadores e ministros do STF, um bom punhado de brasileiros honestos, dedicados ao trabalho e ao aprendizado, com o propósito de satisfazer suas vontades e necessidades assim como de seus dependentes, está diante de uma legítima ESCOLHA do tipo que foi submetida a polonesa Sofia Zawistowka, qual seja a de definir quem tem o direito de tentar sobreviver.


AUTORIDADES INTOCÁVEIS

Confesso que nunca imaginei como possível, mesmo sabendo que boa parte das INSTITUIÇÕES brasileiras são ocupadas por AUTORIDADES INTOCÁVEIS, as quais, na flagrante maioria das vezes, tomam decisões que atendam, piamente, aos IDEAIS SOCIALISTAS, que alguns estados e municípios poderiam chegar a este lamentável estado de penúria e/ou falta de LIBERDADE como esta que estamos vivendo. 


DISTÚRBIOS MENTAIS E PSICOLÓGICOS

Entretanto, a REALIDADE aí está para demonstrar que estamos entregues aos desejos de DITADORES INOMINÁVEIS, que, a rigor, não têm compromisso algum com a SAÚDE DE SEUS POVOS. Se, por algum momento, estes FACÍNORAS foram levados a decretar LOCKDONW, imaginando que a transmissão do CORONAVÍRUS se dava no ambiente do TRABALHO e do CONSUMO, passadas as primeiras semanas esta decisão provou ser absolutamente INÓCUA. Pior: ABALOU demasiadamente a estrutura FINANCEIRA DAS FAMÍLIAS, DAS EMPRESAS, provocando DISTÚRBIOS MENTAIS e PSICOLÓGICOS em grande escala.


PRIMAVER ÁRABE

O fato é que, inquestionavelmente, a situação já ultrapassou todos os limites possíveis e imaginados de paciência e de capacidade de sobrevivência. Aliás, como bem admite o pensador e cientista político Paulo Moura, o quadro atual que o Brasil está vivendo por conta das DITADURAS impostas por vários governadores e prefeitos, está levando muitos brasileiros a copiar, ipsis literis, a PRIMAVERA ÁRABE. Vamos ver até quando a corda da paciência e da tolerância resiste. Ou será falta de CORAGEM?????


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: JACARÉ - por SILVIO SIBEMBERG. Para ler acesse:  https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/jacare-230321