Artigos

27 set 2011

A EMERGENTE ÁFRICA DO SUL


Compartilhe!           

ESFRIANDO A CABEÇA
Como não suporto mais a estúpida vontade dos integrantes do governo Dilma, de criar a qualquer custo um imposto para a Saúde, resolvi passar alguns dias fora do país. Como destino, para respirar ares mais puros, escolhi a África do Sul, mais precisamente a belíssima Cidade do Cabo.
SOUTH AFRICA
A África do Sul, como se sabe, da mesma forma que o Brasil é, também, um país emergente. A curiosidade, entretanto, se deve à duas razões que julgo importantes: 1- foi sede da última Copa do Mundo (em 2010); e, 2- faz parte do BRICS (que, inexplicavelmente, a imprensa acredita que, por ter o S no final da sigla, coloca a palavra no plural. Pode?)
CAPE TOWN
Como passo a semana toda na Cidade do Cabo trato, de imediato, de observar o que de fato aconteceu em termos de obras realizadas para a Copa de 2010, e como estão sendo aproveitados, atualmente, os equipamentos urbanos construídos para aquele mega-evento.
SURPRESA
Esta é a primeira vez que ponho os pés na África. E pela grande curiosidade que cultivo em saber como vive o povo dessa região do continente, a minha agradável surpresa começou com a confortável viagem feita pela aeronave da South African Airlines. Um show.
INFRAESTRUTURA
Quanto à cidade do Cabo (Cape Town), com seus quase 4 milhões de habitantes, já no desembarque apresentam-se como destaque a beleza do lugar e sua excelente infraestrutura turística. Faz jus, enfim, também no meu entender, ser considerada uma das cidades mais bonitas do mundo.
GREEN POINT
Bem, mas deixando de lado os fantásticos e abundantes produtos turísticos que Cape Town oferece, é importante salientar que o belo Estádio Green Point, construído para a Copa de 2010, continua sendo bem utilizado, mesmo que o futebol seja muito pouco praticado no país.
EVENTOS
O consórcio formado pela South África Sail Group e o Stad de France segue administrando o Green Point. A primeira providência foi reduzir o número de lugares, de 64.100 para 55 mil. Com isso os espectadores ganharam mais conforto para assistir, além dos jogos de Rugby (esporte preferido), aos inúmeros eventos musicais que chegam a Cape Town.
PROGRAMAÇÃO
Amanhã pretendo escrever sobre a atração de investimentos. Desde já informo que a programação prevê a visitação de algumas vinícolas e a participação em um grande remate de cordeiros da raça Dorper, em fazenda localizada a 300 km de Cape Town.