NA SALA
Se até agora a crise estava circulando dentro do ambiente político, agora está na sala da economia do país. Como ninguém mais do que os petistas são quem denunciam tudo e todos, sabem o que fazem muito mais do que gente de fora. Por isso, pouco importa se há tantas verdades nelas. O que importa, isto sim, é que as desconfianças, mesmo com as declarações contrárias do ministro Palocci, vão seguir aumentando. O que pode acabar mesmo com uma troca de comando no Ministério da Fazenda. E neste ponto, convenhamos, nada pior do que um Palocci sempre ameaçado. Embora o ministro tenha bom prestígio, o certo é que, neste roldão das falcatruas descobertas e a descobrir, colocar as mãos no fogo por alguém do PT é risco puro de ficar totalmente carbonizado.
CUIDADO MAIOR
Tem certos assuntos que precisam ser tratados com muito mais cuidado. Principalmente, para que o leitor não fique mais irritado e aborrecido com quem escreve do que com quem é alvo do comentário. Dependendo da forma, e de quem é o apontado, muitas vezes um espertalhão, um escroque, um safado, enfim, um desonesto, acaba sendo levado à condição de vítima. E quem escreve ou fala sobre o mesmo, muitas vezes aparece na condição de detrator e exagerado. Daí a razão para os aludidos cuidados de ser pouco sarcástico ou irônico, apesar da revolta que o tema possa causar a quem está pagando a conta.
ISTO ELE SABE
Não é porque Lula vive se declarando como alguém honesto, ou mais honesto do que nós todos, que age como tal. Por favor, não se apressem em dizer que estou insultando o presidente, como até pode parecer. Estou, isto sim, muito revoltado com a forma, por ele autorizada (e esta ele não pode alegar que não é do seu desconhecimento), para uso indiscriminado dos cartões corporativos de funcionários do Governo Federal. É um horror, gente.
CARTÕES CORPORATIVOS
A minha capacidade de entendimento e conhecimento, não me permite aceitar que funcionários do Palácio do Planalto viessem a usar e abusar dos cartões, sacando fortunas em dinheiro nas bocas dos caixas. O montante já chegou a mais de R$ 10 milhões. Loucura total. E, as contas destes saques, pasmem, jamais foram apresentadas, o que nos leva a todo o tipo de suspeição. Aliás, o próprio TCU anda muito apavorado com tanta desonestidade e sujeira.
DEPOIMENTO IRRITANTE
O ex-deputado Valdemar Costa Neto já fez de tudo para mostrar a sua falta de seriedade e o seu mau caráter. No seu depoimento, ontem, na CPI, foi irritante e falso. Além disso, confirmou o uso de Caixa 2 na campanha eleitoral o que prova ter praticado um crime. Como não há uma forma de estabelecer limites, entre campanha eleitoral e demais atividades pessoais, é lógica a dedução de que ao usar dinheiro ilegal para se eleger deve ter usado, também, o mesmo dinheiro sujo para outros fins, inclusive pessoais.
COMO NO TRÂNSITO
E, ao afirmar que todos os partidos sempre usaram dinheiro do Caixa 2 para suas campanhas, mal sabe ele que só paga pelo pecado cometido aquele que é flagrado. Ele foi. E vai pagar da mesma forma como acontece no trânsito, onde, dependendo da infração, acontece a prisão e a perda da habilitação. Portanto, ao dizer a asneira, só provou que foi exatamente por isso que muitos eleitores, até aqueles que não tinham qualquer identificação ideológica com o PT, votaram no partido. Pensavam que no PT não havia corrupção. Acreditavam que no PT não havia este vício. Traídos, transformaram-se, a partir das denúncias, nos maiores frustrados.