Artigos

13 mar 2020

A CAUSA DE TODAS AS CAUSAS


Compartilhe!           

NOVA CONSTITUIÇÃO

Na semana passada, em São Paulo, durante um almoço realizado no bistrô da magnífica loja da Florense (na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 690) que contou com a presença de pensadores que residem naquela cidade, o tema que dominou a longa conversa foi a necessidade de uma -NOVA CONSTITUIÇÃO- para o nosso empobrecido Brasil. 


RELAÇÃO CAUSA/EFEITO

Considerando que o grande PROPÓSITO da Sociedade PENSAR+, como reza na sua Carta de Princípios e Objetivos, é -prestar constantes ESCLARECIMENTOS sobre a relação CAUSA/EFEITO quanto às propostas, sugestões e decisões governamentais, em todos os níveis-, aí a necessidade uma NOVA CONSTITUIÇÃO se impõe de forma inquestionável. 


TRÊS RAZÕES

Mesmo existindo várias razões para que uma NOVA CARTA venha a ser escrita, e promulgada, eis aí apenas três justificativas que se impõe como imprescindíveis:

1- forte DIMINUIÇÃO DE DIREITOS com efetivo AUMENTO DE DEVERES;

2- fim da estabilidade de emprego no SETOR PÚBLICO;

3- fim das CLÁUSULAS PÉTREAS, que só podem ser alteradas por NOVA CONSTITUIÇÃO; etc...


PROVIDÊNCIAS

Vejam que, independente de outras providências, só estas TRÊS mudanças, que através da atual CONSTITUIÇÃO (NADA CIDADÃ) são simplesmente impossíveis, o Brasil dá um fantástico  SALTO DE LIBERDADE. 


CAUSA-MÃE

Como se vê,  com absoluta nitidez, a -CAUSA-MÃE-, ou -CAUSA DE TODAS AS CAUSAS-, do empobrecimento da SEGUNDA CLASSE (povo) e do enriquecimento da PRIMEIRA CLASSE (servidores públicos), como bem demonstra o cálculo do PIB do nosso empobrecido Brasil, está consagrado na ambígua CONSTITUIÇÃO de 1988. 


PRONTA E ACABADA

Ainda que muita gente entenda que a proposição de uma NOVA CONSTITUIÇÃO, neste momento, é correr um risco alto de que a ideia venha a ser sepultada no seu nascedouro, isto não impede que estudos e ensaios sejam providenciados. Assim, tão logo o ambiente se torne favorável, ao menos já teríamos uma proposta pronta e acabada. 

O que tenho a declarar é que a reunião-almoço dos pensadores foi encerrada com este firme propósito. Que tal?