BLOCKCHAIN E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Desde sexta-feira, 13, até ontem, domingo, 15, junto com mais 21 pensadores, participei do 6ª Colóquio Pensar+, que acontece anualmente em Flores da Cunha, RS, mais precisamente nas dependências da Fábrica de Móveis Florense, em ambiente cuidadosamente preparado pelos incansáveis diretores -Gelson Castellan e Mateus Corradi-.
PREPAREM-SE
O tema deste encontro tratou de -BIG DATA, BLOCKCHAIN e INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL-, tecnologias que vieram para revolucionar o mundo. Por tudo que li, assisti e aprendi ao longo do evento, ainda que de forma introdutória, já fiquei muito espantado com o que vem por aí. Gostem ou não, dentro de dois a três anos o uso destas inevitáveis tecnologias será inevitável.
QUEM NÃO INOVA TENDE A DESAPARECER
Confirmando tudo o que Roberto Dagnoni, da Money Exchange, já havia dito em março deste ano, no Encontro de Líderes do Mercado Segurador, os painelistas -Igor Morais, Rudá Pellini, Ronald Hillbrecht e Gustavo Sander- também disseram, alto e bom tom, que QUEM NÃO INOVA VAI, INEVITAVELMENTE, DESAPARECER.
BLOCKCHAIN: DESREGULAÇÃO PLENA SEM INTERMEDIÁRIOS
O BLOCKCHAIN, para que todos comecem a se interessar, é a tecnologia utilizada para o registro de transações, muito utilizado pelas moedas digitais (bitcoin e outras mais de 1500 criptomoedas já existentes), e promete uma DESREGULAÇÃO PLENA, SEM INTERMEDIÁRIOS.
BIG DATA
O BIG DATA, por sua vez, é a tecnologia que PERMITE O ARMAZENAMENTO e o TRATAMENTO de uma enorme quantidade de informações. Detalhe: ainda que a quantidade de dados disponíveis venha a ser muito grande, o que realmente importa é o que as organizações podem fazer com eles.
INTELIGÊNCIA ARTIFICAL
Estas novas ferramentas tecnológicas, que prometem mudar para melhor a vida dos cidadãos, proporcionam a tomada de decisões melhores e, consequentemente, melhores ações estratégicas de negócio. Tomem nota: o uso do Big Data, potencializado pela utilização da Inteligência Artificial, ou IA, permite uma análise muito mais profunda e rápida de todos os dados.
Além de muito grato a Florense, pelo apoio de sempre, envio os meus cumprimentos aos devotados palestrantes. Show!