Artigos Anteriores

VENDA NECESSÁRIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

VANTAGENS

Até as pedras sabem o quanto sempre defendi, e continuo defendendo, as privatizações e as vendas dos ativos públicos. E as razões apontadas já são por demais conhecidas. Por isto não vou discorrer mais uma vez sobre as impressionantes vantagens que todos ganhariam em passar para a iniciativa privada aquilo que as leis e a capacidade gerencial pública se contrapõe a um desempenho mais competitivo aos negócios.

POSSEIROS

Algumas pessoas com quem tenho falado e debatido, que se mostram totalmente contrárias à venda de patrimônio público, invariavelmente são as mesmas que demonstram pouco raciocínio e muita paixão por coisas que já têm donos ou posseiros. Ainda não perceberam que qualquer prego, que está em nome do Estado, pertence aos funcionários públicos da ativa ou aposentados.

AÇÕES BANRISUL

Vejam, por exemplo, o caso da proposta venda de ações do Banrisul (títulos preferenciais que nada tem a ver com ações que definem o controle acionário do governo), a qual está para acontecer nos meses seguintes. O leitor/assinante, muito atento, que deve ter lido o meu artigo de nº 103, de 26 de março deste ano, com o título: Patrimônio Público tem Dono, vai perceber que antecipei com clareza o destino dos recursos a serem obtidos com esta venda das ações.

DIRETO AOS BOLSOS

Relembrando: O produto desta venda de patrimônio público (que não é privatização do Banrisul), e que precisa ser aplaudida, sem qualquer crítica mas fazendo uma simples constatação, vai direto para os bolsos dos funcionários públicos. Tanto para os já aposentados quanto para quem vai se aposentar no futuro.

RS PREVIDÊNCIA

Uma parte da arrecadação que será obtida com a venda das ações (preferenciais) do Banrisul será destinada à formação do mais do que necessário RS Previdência. Um fundo, enfim, para custear parte dos proventos que hoje saem do caixa do Tesouro do Estado, para pagar a folha dos aposentados do setor público estadual. Com esta decisão, o impacto da folha deverá ser relativamente menor se comparadas com as receitas de impostos do RS.

PARA POUCOS

Mas, em última análise, o certo é que, do jeito que está, algum patrimônio público precisa ser vendido para sustentar os servidores públicos. Qualquer alienação já desonera os contribuintes de impostos, certamente. O fato, no entanto, é que estes não receberão proventos, que só serão destinados aos privilegiados. Confesso que mesmo assim sou totalmente a favor da venda. O curioso é que os beneficiados são aqueles que mais estão contra. Pode?

MINISTRO DO TRABALHO FORMAL

O ministro do Trabalho Formal e do Desemprego Geral, Carlos Lupi, disse alto e bom som, durante o Seminário Internacional de Organização Sindical e Relações do Trabalho, promovido pela CUT, que não discutirá qualquer mudança na legislação trabalhista que retire direitos do trabalhador.Não vou aceitar a pauta que os outros me impõem, por isso, não discuto mudanças que impliquem na retirada de direitos do trabalhador\", disse Lupi. Traduzindo: contrariando também o Premio Nobel de Economia, Edmund Phelps, Lupi se recusa a conceder direitos aos trabalhadores que não tem direito algum. Ou seja, não flexibiliza coisa alguma para os poucos que ainda tem algum direito, e se recusa a tratar bem à maioria que não tem coisa alguma. Pode?

JOGOS OLIMPICOS

O Comitê Organizador dos 29º Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog) anunciou hoje a escolha da PricewaterhouseCoopers (PwC) como a firma responsável pela contabilidade do evento. A PwC prestará serviços de consultoria na definição de orçamento, planejamento financeiro e controle interno de toda a contabilidade dos jogos. A empresa também prestará consultoria para as Paraolimpíadas da China, para o Bocog e para a delegação chinesa de atletas.

CINEMA

-A etapa de Porto Alegre do Centro Cultural Banco do Brasil traz para crianças de oito a 80 anos opções variadas de filmes. A mostra acontece na Sala Redenção da UFRGS até o dia 6 de maio, a partir das 13 horas. São 15 filmes de diversos países cuja temática é a infância e as diversas formas que ela é retratada na telona. A entrada é gratuita.

GASTRONOMIA

-Neste sábado, dia 28, às 21h, no Laje de Pedra Hotel & Resort, será realizado, dentro da programação do Agenda Gastronômica de Canela (RS), o primeiro Jantar com os Grandes Mestres da Gastronomia, com o Chef italiano Francesco Carli, do Restaurante Cipriani, do Hotel Copacabana Palace. Além do Jantar, Carli fará uma oficina de culinária no domingo 29, às 15h, apresentando receitas clássicas do tradicional hotel carioca, em especial, com o melhor da cozinha do Norte da Itália

NOVOTEL

No período de 2 a 22 deste mês de maio, todos os 11 hotéis da marca Novotel no Brasil, integrantes da rede Accor, estarão oferecendo aos seus hóspedes e clientes freqüentes o FESTIVAL FRANCÊS 2007.Neste período, os restaurantes serão decorados com motivos e cores da França, além de música ambiente francesa. Durante o Festival serão oferecidos no almoço e jantar, no buffet ou à la carte, pelo menos uma salada, um prato quente e uma sobremesa do cardápio francês, especialmente criado para o evento.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

As pessoas vaidosas não podem ser astutas;elas são incapazes de se calar.

Luc de Clapiers Vauvenargues