Artigos Anteriores

URUGUAI: O NOVO CHILE?

ANO XIV - Nº 007/14 -

BONS MOTIVOS

Dos estados brasileiros, o mais perto do Uruguai é o RS. Por terra, mar e ar. Se até agora isto não era uma vantagem é possível que a partir do próximo ano venha a ser. Por dois bons motivos: 1- o Pacto pelo Rio Grande for mais uma tentativa fracassada (espero que não); e, 2- pelas vantagens fiscais que estão sendo propostas pelo governo uruguaio para atrair investimentos.

NOVA GUERRA FISCAL

Saindo de uma carga tributária muito parecida com a nossa (40% do PIB), a proposta inicial é reduzi-la significativamente. Ou seja, a guerra fiscal travada pelos estados brasileiros, que tanto aborrece o pobre Rigotto, vai ganhar um player internacional. Se já havia bons motivos para cair fora do RS, pelos seus problemas crônicos, o Uruguai acabará levando os insatisfeitos na nova guerra fiscal e tributária.

FUGINDO DO POPULISMO

Ontem, no café da manhã promovido pela Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Uruguai, o tamanho da platéia já diz tudo. O perfil dos interessados presentes, para ouvir o conteúdo da proposta da reforma tributária uruguaia, e a forma que está sendo criada lá para atração de investimentos, é de quem está pensando em dar o fora daqui. Pronto para cair fora desta encrenca denominada RS.

OUTRO PARAÍSO

Se em vários momentos o Uruguai só foi lembrado como um paraíso fiscal, as coisas estão mudando. Há interesses bem maiores em jogo neste momento. E a reforma que está sendo discutida lá diz bem o que pretende o país vizinho. Se muitos já estavam pensando em investir para valer fora do RS e do Brasil, considerando a febre populista que está se aproximando, a reforma tributária pode ser a mão na roda para encorajar os mais hesitantes.

DESOCUPADO

Não demora e, com os resultados que os nossos vizinhos irão colher com as importantes mudanças, RS receberá uma proposta para ser comprado e anexado ao Uruguai. Mas, podem ter a uma máxima certeza: eles só vão aceitar o negócio caso entreguemos o RS desocupado. O povo gaúcho, com o seu corporativismo reinante e liquidante, não vai interessar nem um pouco para compor o novo território.

ACORDOU A TEMPO

Quem sabe, a partir das reformas que o Uruguai está fazendo, nós criamos vergonha e começamos a tratar também do assunto. É difícil que isto venha a acontecer, mas não posso deixar de provocar o assunto. Ainda bem que Tabaré Vasquez acordou a tempo e entendeu que ficar ao lado de Hugo Chávez e demais populistas era levar o Uruguai ao inferno.

EM TEMPO

Ah, me façam um grande favor: Falem ao pobre Rigotto (eu estou impedido porque ele não me convida para coisa alguma) que a partir deste sábado, 01/07, o vizinho de cima do RS, o estado de Santa Catarina, passa a ter novas alíquotas de ICMS sobre combustíveis. Redução de 5% para a gasolina e 7% para o álcool, o que vai se refletir nas bombas, com certeza. Aliás, no final de semana anterior estive lá, quando paguei R$ 2,19/litro de gasolina. Que tal? Ou o Uruguai ou Santa Catarina. A escolha é sua.

MAIS USADA

A tecnologia GSM, adotada pela Claro, é a mais usada no mundo e deve chegar, ainda este mês, a 2 bilhões de usuários, conforme anúncio da 3G Americas e Informa Telecoms & Media. No geral, existem hoje 2,29 bilhões de assinantes de celular no planeta. Somente o Brasil conta atualmente com 51 milhões de usuários GSM, contra 31 milhões no ano passado. A previsão é de que o total chegue a 62 milhões até dezembro. A Claro foi a operadora que mais adicionou clientes GSM no país este ano. De acordo com relatórios da Anatel, a Claro é líder de vendas por três meses consecutivos, com 37% dos novos celulares adquiridos de março a maio de 2006. Somente no mês passado foram 603 mil novas linhas habilitadas pela operadora.

COMPRA

O Grupo Gerdau arrematou ontem, 28 de junho, o controle acionário da Empresa Siderúrgica del Perú (Siderperú) com a compra de 50% do seu capital social mais uma ação. O arremate foi feito em leilão público na Bolsa de Valores de Lima por determinação da Agência de Promoção de Investimentos Privados do Peru (ProInversión). As ações pertenciam ao governo peruano, o qual estava conduzindo o processo de privatização da companhia.

ARACRUZ

Você sabia que o site da Aracruz tem uma área dedicada para a educação ambiental das crianças? Lá, com apenas um clique, os pequenos aprendem, por exemplo, a importância da madeira e das florestas de uma forma divertida. Acesse esse e outros materiais do Programa de Educação Ambiental da Aracruz no link: www.aracruz.com.br/web/pt/comunidades/comuni_eduamb.htm

PRIVATE PARTY

Jantar e dançar em um ambiente charmoso, seguro e animado por uma música de alta qualidade. Essa é a opção oferecida pelo Sheraton Porto Alegre para agitar a noite gaúcha no último sábado de cada mês. A 8ª edição da Sheraton Private Party, no sábado (01/06), promete superar as anteriores. O jantar à luz de velas inicia a partir das 20h30min no restaurante Clos de Moulin com um cardápio à la carte preparado pelo chef Mauro de Souza.

UNIVERSO DOS VINHOS

A partir de hoje, 29, os apreciadores do bom vinho poderão conferir no estacionamento coberto do primeiro andar do Bourbon Shopping Country o Universo dos Vinhos. A mostra reúne 47 vinícolas, sendo 20 nacionais e 17 estrangeiras, além de degustação e comercialização de vinhos, espumantes, queijos, fiambres, especiarias e massas, bem como a venda dos mais variados utensílios ligados ao ritual da apreciação da bebida. Das 15h às 22h, diariamente.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

QUEM MATA O TEMPO NÃO É ASSASSINO: É SUICIDA.

Millor Fernandes