Artigos Anteriores

RS: REDUTO DE GRANDES FRUSTRAÇÕES

ANO XIV - Nº 007/14 -

QUANTIDADE DE ABERRAÇÕES

Diante da quantidade enorme de absurdos e aberrações que são produzidas a todo momento por todos os cantos deste nosso imenso país, confesso que muitas vezes fico em dúvida sobre qual deles vou comentar, criticar e/ou opinar através dos editoriais que publico, diariamente, no Ponto Critico. 

AEROPORTO DE PORTO ALEGRE

Alguns temas, pelos desdobramentos, me levam a escrever mais do que um editorial, como é o caso, por exemplo, do aeroporto de Porto Alegre, que na semana passada teve a sua CONCESSÃO, arrematada pelo competente grupo alemão -Fraport-, pelo prazo de 25/30 anos.

RESULTADO DO LEILÃO

Como os jornais do RS mostraram, o resultado do leilão fez com que grande número de gaúchos manifestasse grande satisfação, acreditando que desta vez a capital do RS terá, enfim, um verdadeiro e moderno aeroporto, dotado de uma pista decente e capaz de receber público e aeronaves maiores.

 

CAVEIRA DE BURRO

Entretanto, para não ser surpreendido  com mais uma -FRUSTRAÇÃO GAÚCHA- achei por bem que só devo comemorar depois que a CAVEIRA DE BURRO, que está enfiada no terreno onde a CONCESSIONÁRIA pretende construir, ou alongar, a nova pista, seja definitivamente desenterrada. Até lá, confesso, continuarei vigilante, porém muito desconfiado. 

INVASORES

Vejam que menos de uma semana depois do leilão do aeroporto de Porto Alegre, o grave problema dos assentamentos das famílias que INVADIRAM o local voltou a ocupar as manchetes dos noticiários. Coisa que promete, certamente, ser um enorme motivo para esfriar a felicidade dos gaúchos. Até porque os invasores garantem que vão colocar muitas dificuldades para a desocupação.

AMBIENTE TOMADO PELA IDEOLOGIA DO ATRASO

Aliás,  quem conhece e/ou vive no RS sabe muito bem que o ambiente gaúcho já está totalmente tomado por cabeças ideológicas do atraso, que não admitem a prosperidade no RS. Isto significa que todos aqueles que desejam investir no RS, devem ter em mente que não será uma tarefa fácil. 

EXEMPLOS DE FRUSTRAÇÕES

Eis aí alguns exemplos de casos absurdos que transformaram a alegria inicial dos gaúchos em frustrações imensas no meio e no fim:

1- a obra da nova ponte do Guaíba, cujo término é pra lá de incerto;
2- o Cais Mauá, que é uma promessa de mais de 20 anos;
3- a duplicação da BR 116, que virou um verdadeiro inferno;
4- a obra da RS 118 (Viamão-Sapucaia do Sul), com apenas 22 km, está prometida faz mais de 15 anos;
5- o metrô, que nunca passou de uma promessa populista-eleitoral.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FELICIDADE X IDH

    Os leitores devem estar se perguntando: - Como pode o brasileiro ser considerado FELIZ, como informa a pesquisa internacional World Values Survey, que coloca o Brasil entre os 20 países com maior índice de felicidade? Trata-se de algo inusitado, uma vez que o nosso país figura entre aqueles que ostentam o menor IDH - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO do mundo. Pode?
     

  • CONTRA A PROSPERIDADE

    A considerar o esforço empreendido pelos líderes sindicais e demais corporações para melar a reforma da Previdência e Trabalhista, já basta para entender que não pode haver motivo para acreditar numa recuperação econômica. Aí não tem como ser confiante. 

  • PARCERIA PARA MELHORAR PORTO ALEGRE

    O prefeito Nelson Marchezan Júnior convocou os cerca de 300 empresários que participaram da reunião-almoço “Tá na Mesa”, promovido pela Federasul nesta quarta-feira, 22, a apoiarem o poder público municipal para promover as reformas necessárias a fim de melhorar e modernizar a cidade. Marchezan foi o palestrante do encontro empresarial, ocasião em que expôs a grave crise financeira da Prefeitura, mas também antecipou algumas medidas que vão ser adotadas pelo município para movimentar a economia de Porto Alegre.

  • FOTOGRAFIA E AVIAÇÃO

    A cerca que delimita o Boulevard Laçador e o Aeroporto Internacional Salgado Filho recebeu adaptações especialmente criadas para quem gosta de fotografar aviões. Com autorização da Infraero, sem afetar a segurança, foram instaladas pequenas janelas na grade que possibilitam uma melhor visualização e mais liberdade para lentes fotográficas, principalmente as teleobjetivas.

    A novidade se une a outra atividade relacionada à aviação que o Boulevard Laçador possui, a exposição Varig Experience. O histórico avião Douglas DC-3 Varig recebe visitas a bordo nas quintas-feiras de março, das 18h às 21h, e visita externa diariamente das 8h às 23h. A atividade é gratuita.
     

FRASE DO DIA

Quando as pessoas temem o governo, isso é tirania. Quando o governo teme as pessoas, isso é liberdade.

Thomas Jefferson