Artigos Anteriores

REFORMISTAS X POPULISTAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

14 CANDIDATOS A PRESIDENTE

Ontem, 5/8, data que se deu por encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias, os brasileiros passaram a saber que são 14 os presidenciáveis que concorrem, dentro de 60 dias, nas Eleições 2018.

DECISÃO

Não há dúvida de que a maioria dos candidatos confirmados como presidenciáveis apenas vão participar do pleito na condição de FIGURANTES, sem mínimas chances de chegar ao segundo turno. 

REFORMISTAS E POPULISTAS

Ainda assim, esta eleição presidencial tem uma particularidade importante: os eleitores vão se decidir entre candidatos declaradamente REFORMISTAS, que estão dispostos a tirar o Brasil desta imensa crise, e os velhos e atrasados POPULISTAS, que querem por que querem fazer do Brasil uma país igual a Venezuela.

A FANTOCHE MIRIAM LEITÃO

No entanto, o assunto que dominou as redes sociais foi o triste, ridículo e nojento episódio que fechou a sabatina feita por nove jornalistas da Globonews com o presidenciável Jair Bolsonaro. Comandado pela fantoche Miriam Leitão, a TV Globo fez questão de pisotear -ao vivo- o cadáver de seu fundador Roberto Irineu Marinho.  

EDITORIAL DE ROBERTO MARINHO

O mais deplorável é que as Organizações Globo acharam por bem ignorar o editorial escrito por  Roberto Marinho, que diz o seguinte, na sua parte inicial:  

Participamos da Revolução de 1964, identificados com os anseios nacionais de preservação das Instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada. Quando a nossa redação foi invadida por tropas anti-revolucionárias, mantivemo-nos firmes e nossa posição. Prosseguimos apoiando o movimento vitorioso desde os primeiros momentos de correção de rumos até o atual processo de abertura, que se deverá consolidar com a posse do novo presidente.

Temos permanecidos fiéis aos seus objetivos, embora conflitando em várias oportunidades com aqueles que pretenderam assumir o controle do processo revolucionário, esquecendo-se de que os acontecimentos se iniciaram, como reconheceu o Marechal Costa e Silva, "por exigência inelutável do povo brasileiro". Sem o povo não haveria revolução, mas apenas um 'pronunciamento" ou "golpe" com o qual não estaríamos solidários. 

7 DE OUTUBRO DE 1984

Pois, o que se viu, e ouviu, é que depois de dez anos da morte de Roberto Marinho, seus descendentes resolveram que uma vez apagado o texto ele simplesmente deixaria de ter existido. Pode? 

Na realidade, tudo que Bolsonaro referiu, baseado fielmente no editorial de 7 de outubro de 1984, às vésperas do fim da ditadura militar e da retomada do governo federal pelos civis, quando o então presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho, exaltava conquistas políticas e econômicas supostamente obtidas pela ditadura, assim como a própria participação de seu grupo empresarial no golpe de 1964, não pode ser contestado. O fato de seus herdeiros terem mudado de ideia ,10 anos depois, não muda uma vírgula do que o falecido escreveu. 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FOCUS

    A pesquisa Focus praticamente não mostrou alterações em relação à semana passada. As projeções para o IPCA ao final de 2018 e de 2019 mantiveram-se estáveis em 4,11% e 4,10%, respectivamente. Para 2020, a estimativa do IPCA seguiu em 4,00% e para 2021 a projeção recuou de 4,00% para 3,93%. A estimativa para a taxa de câmbio continuou em R$ 3,70/US$ tanto para o final de 2018 como para o final de 2019. As projeções para a taxa de crescimento do PIB também se mantiveram inalteradas: 1,50% em 2018 e 2,50% em 2019. A projeção para a taxa Selic, por sua vez, continuou em 6,50% ao final de 2018, bem como permaneceu constante em 8,00% ao final de 2019.

  • DIA DOS PAIS

    Para celebrar o Dia dos Pais, que tal prestigiar o show de uma das maiores vozes italianas de todos os tempos? A rede Bourbon Shopping presenteará os clientes com ingressos para as apresentações do tenor Andrea Bocelli, que acontecem no dia 23 de setembro em Porto Alegre no Estádio Beira-Rio (11 mil ingressos disponíveis) e no dia 29 de setembro em São Paulo no Allianz Parque (3 mil ingressos disponíveis para troca).
    Acesse o link : http://www.bourbonshopping.com.br/novidades/campanhas-de-dia-dos-pais-da-rede-bourbon-shopping/ .
     

FRASE DO DIA

Aquilo que não puderes controlar, não ordenes.

Sócrates