Artigos Anteriores

REALIZAÇÃO DE EQUÍVOCOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

MAIS CONFIANÇA

Nos últimos anos, felizmente, muitas instituições que operam no mercado financeiro e de capitais passaram a oferecer palestras e cursos visando dar maiores esclarecimentos e informações ao público sobre como investir com mais confiança nas bolsas de valores e/ou de mercadorias.

DESINFORMAÇÃO

Por outro lado, demonstrando pouco interesse em agregar informações corretas sobre o comportamento dos preços e índices dos ativos negociados a cada dia, grande parte da imprensa ainda trabalha no sentido inverso, desinformando os investidores.

REALIZAÇÃO DE LUCROS

Uma das explicações mais infelizes, que quase todos os noticiários registram quando precisam explicar uma desvalorização do índice da Bolsa, é uma tal de REALIZAÇÃO DE LUCROS.

MERCADO

Ora, o mercado é o ambiente onde interessados em vender alguma coisa se encontram com os possíveis compradores do mesmo bem. A aproximação começa através de ofertas de preços de ambos os lados. E, quando os preços se encontram, aí o negocio é fechado.

BOBOS E ESPERTOS

Do jeito que os desinformados explicam a queda de preços, chamando de REALIZAÇÃO DE LUCROS, significa, claramente, que o mercado se compõe de vendedores espertos e compradores idiotas. Para que o mercado realize lucros seria preciso a existência de compradores bobos, onde a poupança destes é usada só para alegrar os espertos.

VAI E VEM

O vai e vem dos preços dos ativos negociados nas bolsas, por todos os comentários que merecem, tem explicações. Como o mercado é muito sensível, tanto aos boatos quanto aos fatos políticos e econômicos, os mais atentos agem com mais rapidez, decidindo vender ou comprar.

VÁRIOS MOTIVOS

Quando há uma pressão mais vendedora, os motivos podem ser vários: troca de posição, por satisfação de preços alcançados; arbitragem com relação a outros ativos ou outras praças de negociação; operações com derivativos, etc. Quem acompanha o sistema sabe como interpretar. Não tem mistério.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CLUBE DE OPINIÃO
    Amanhã, 23, no Sheraton Porto Alegre, o Clube de Editores e Jornalistas de Opinião recebe o deputado José Aníbal, líder do PSDB na Câmara Federal. Às 11h, mas só para associados.
  • ANTIGUIDADES
    A partir do dia 25, os gaúchos terão mais uma opção de lazer e compras aos domingos, com a inauguração da Feira de Antiguidades do Iguatemi Porto Alegre. O espaço de 30 m² abrigará seis expositores por domingo. Eles mostrarão as tradicionais porcelanas e pratarias, relógios e rádios antigos, além de móveis de época, fotografias raras de Porto Alegre e outros objetos que encantam homens e mulheres que gostam de ver ou colecionar peças antigas.
  • WORKSHOP
    Quem for a Fenachamp 2009 neste último final de semana, de 23 a 25 de outubro, poderá conferir e participar do Ateliê Culinário ? um workshop gastronômico promovido pela Escola de Educação Profissional Senac Bento Gonçalves. Cerca de 400 pessoas já participaram das oficinas.
  • REVENDA
    O MINI, compacto muito cobiçado, está chegando ao Rio Grande do Sul através do Grupo Eurobike, que venceu a disputada concorrência da BMW do Brasil para ser a revenda oficial e exclusiva da marca MINI no Estado.
  • A MAIS ADMIRADA
    A Fibria foi eleita a empresa mais admirada do setor de celulose e papel pelo prêmio As Mais Admiradas da revista Carta Capital, edição 2009. A Carta Capital ouviu empresários e executivos de diversos setores para elaborar o ranking. O prêmio foi entregue em 19/10, em São Paulo.

FRASE DO DIA

A VERDADE DEVE TER ESCRAVOS E NÃO DONOS.

C. Maia