Artigos Anteriores

PERSONALIDADE, ORGULHO E UFANISMO

ANO XIV - Nº 007/14 -

HINO

Em tese, a letra do hino de um país ou estado nada mais é do que a mensagem oficial que revela, tanto o tipo de personalidade do seu povo quanto o orgulho que o mesmo nutre pela sua terra.

DIREITO DE DISCORDAR

Muita gente, certamente, além de não se identificar com o que diz a letra do hino de seu Estado ou país, também tem todo o direito de discordar da mensagem que o mesmo revela.

ANALFABETO FUNCIONAL

Para esses, como é o meu caso, basta ouvir o hino. Até porque deixar de cantar a letra não caracteriza falta de patriotismo. Além do mais, quem não consegue interpretar o que diz a letra está agindo como um analfabeto funcional.

PEDANTE

Como estamos às vésperas do 20 de Setembro, considerada a data mais importante para o RS, o Hino Riograndense será tocado e cantado a todo momento. Assim, todos aqueles que estiverem dispostos a entender o que está sendo cantando, sairão convencidos de que o povo gaúcho nada tem de humilde. A frase: -SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA-, deixa claro, infelizmente, que o gaúcho é pedante, ou seja, se acha um ser superior. E a realidade, no entanto, é bem outra: o Estado do RS está cada dia pior.

RANKING 500 MAIORES DO SUL

Observem, por exemplo, o que consta no -Ranking 500 Maiores do Sul-, estudo realizado anualmente pela Revista Amanhã e a PwC (referência global em auditoria, assessoria tributária e empresarial), o qual foi apresentado ontem à imprensa. O importante estudo, realizado há 23 anos, revela (com base no Valor Ponderado de Grandeza - VPG) indicadores de mil empresas, apontando as 500 maiores e as 500 emergentes dos Estados do RS, SC e PR, utilizando como única fonte os balanços oficiais publicados pelas companhias.

PARANÁ É O DESTAQUE

Pois, o RS, que sempre esteve à frente dos Estados do Sul ( RS, SC e PR), em 2012 foi ultrapassado pelo Paraná em todos os quesitos analisados: 1- Soma dos VPGs, Receita Bruta, Rentabilidade, Patrimônio, Lucro Líquido e Liquidez. O RS só ficou na frente no item Prejuízo. Que tal?

MUDAR O HINO

Embora o RS tenha o maior número de empresas na lista, o Paraná é o grande destaque do Ranking 500 Maiores do Sul. Mesmo assim, no item Rentabilidade sobre a Receita, quem manda são as empresas de Santa Catarina. Já o destaque das empresas gaúchas, repito, está na maior soma de Prejuízos. Creio que a frase do Hino Riograndense - SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA- deveria ser imediatamente substituída por outra. Algo bem mais humilde, não?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INJUSTIÇA BRASILEIRA
    -Caso o STF aceite a possibilidade de um novo julgamento para alguns dos réus do mensalão, como esta sendo desenhado, há a chance de que alguns condenados sejam absolvidos, se livrem de regime de prisão fechada ou mesmo tenham penas prescritas. Que tal?
  • MAIS PARA O NÃO
    Este é o Rio Grande do Sim: o governo gaúcho não poderá cortar o ponto ou realizar descontos no contracheque dos professores que aderiram à greve do magistério no RS. A decisão do Tribunal de Justiça do Estado foi emitida por liminar após o executivo gaúcho acenar com a medida em negociação à tarde. Pode?
  • CONGRESSO
    Com o tema: Brasil de Soluções, o 23° Congresso da CACB, que acontece em Porto de Galinhas (PE), no hotel Summerville Beach Resort, de 11 a 13 de setembro, traz como novidade a presença dos presidentes de Federações como coordenadores da programação. O evento, que vai reunir mais de mil empreendedores brasileiros, seguirá um roteiro de debates composto de quatro eixos: desburocratização, substituição tributária, crédito e gestão.
  • EXPOAGAS 2014
    Embalada pelo volume recorde de negócios registrados na edição recente do evento, ocorrida em agosto, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) promoverá, no dia 17, o lançamento oficial da Expoagas 2014 - 33ª Convenção Gaúcha de Supermercados.

FRASE DO DIA

MEIA VERDADE É QUASE SEMPRE UMA GRANDE MENTIRA.

B. Franklin