Artigos Anteriores

OS OPORTUNISTAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

REGIME DE CONCESSÃO

Segundo o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, a presidente Dilma Rousseff decidiu que as obras dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos, em Campinas (SP), e Brasília (DF), serão tocadas em regime de concessão. Maravilha, não?

CAOS INSTALADO

Pois é, gente. Da mesma forma que o governo cubano se mostra tímido para transferir à iniciativa privada as atividades que estão sob seu mau comando, o atual governo brasileiro, que sofre do mesmo mal ideológico, também é reticente para fazer parcerias. Ambos, como se vê, só admitem fazer concessões depois que o caos está instalado.

NADA CONVENCIDO

O caso dos aeroportos, longe de ser único, é exemplar. Como a Copa do Mundo de 2014 vai começar bem antes da conclusão das obras aeroportuárias, a decisão do governo de entregar à iniciativa privada as obras desses aeroportos, não significa que está convencido de que é por aí que as coisas funcionam mesmo.

OS VILÕES

O que move a vontade de governos esquerdistas é, exclusivamente, a CONVENIÊNCIA, o OPORTUNISMO. As concessões, portanto, tem prazo para acabar: vai até as coisas melhorarem. Depois, tudo retorna às mãos sujas e incompetentes do governo, com a surrada justificativa socialista: os concessionários são vilões que a sociedade precisa se livrar.

CAIR FORA

Se a inflação já está pra lá de preocupante, esperem para ver o que vai acontecer em 2012, quando o salário mínimo, cujo cálculo já foi definido, vigorar. Muita gente ainda não se deu conta do que vai representar a conta, principalmente para a Previdência Social (INSS). O rombo, que já é impagável será acrescido de R$ 10 bilhões. O negócio é aproveitar o tempo que resta para fazer as malas e cair fora daqui.

PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS

O governador Tarso Genro, do RS, está querendo mexer na Previdência do Estado, responsável por grande parte do déficit das contas públicas. Antes mesmo de apresentar o plano, os servidores (?) públicos já estão em pé de guerra e vão fazer de tudo para impedir qualquer tipo de reforma.

ROMBOS MANTIDOS

O fato é que a Previdência do Estado do RS só se sustenta caso os servidores contribuam com 17% dos salários que recebem, segundo os cálculos atuariais corretos. Como esta taxa de contribuição jamais será aceita, o governo acabará propondo uma outra, menor, sem garantias de que seja aprovada.Ou seja, ao invés de resolver o problema definitivamente vai, mais uma vez, empurrar o nó com a barriga. Os rombos, portanto, ficam mantidos. Intactos.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • NA MOSCA
    Dentro da maior lógica e da coerência, os escolhidos para zelar pela Ética do Senado são os senadores mais safados e portadores de extensas fichas sujas. Antes de ficar indignado pense um pouco: era de se esperar outra coisa? Ingenuidade pura. Só o Sarney tem 13 aliados no Conselho.
  • CPMF
    O governo admite a redução dos encargos sociais sobre as folhas de pagamento. Desde, porém, que um novo imposto seja criado. Exemplo? CPMF! Que tal?
  • MANIFESTO BANRISUL
    Diante das manifestações veiculadas na imprensa acerca da denúncia, por parte do Ministério Público Estadual, de envolvidos em supostas irregularidades na área de eventos e mídia externa da Unidade de Marketing do Banrisul, a direção do Banco vem manifestar o que segue:1) Desde a deflagração da operação dos órgãos de controle e investigação, em setembro de 2010, o Banrisul vem adotando medidas saneadoras no setor. 2) A partir da posse da nova diretoria, em 17 de março último, todo um padrão de conduta visando garantir transparência e economicidade, necessárias a este tipo de atividade, foi reforçada, tanto no fluxo dos processos internos, como na reestruturação da área de marketing.3) Já na primeira reunião da nova diretoria, em 21 de março do corrente, ficou decidida a abertura de novo processo licitatório para a contratação de agências de publicidade, cujo edital será publicado em breve.4) Os empregados do Banco envolvidos já foram afastados das suas funções.5) A Diretoria determinou que a Assessoria Jurídica do Banco tome todas as medidas cabíveis para o ressarcimento de possíveis prejuízos sofridos pela Instituição.6) Também foi determinada a suspensão de todas as relações comerciais do Banco com as empresas envolvidas. Considerando o compromisso ético com a boa governança corporativa e a transparência de seus negócios e ações, o Banrisul, habilitado como assistente de acusação no processo, reafirma sua posição de acompanhar e prestar o apoio necessário ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas do Estado e Polícia Federal, a fim de garantir que todas as irregularidades sejam amplamente apuradas.
  • CHINA E BRASIL
    Amanhã, 29, acontece o Brasil de AMANHÃ. O evento vai tratar especialmente das questões entre China e Brasil, e para tanto conta com o geógrafo Milton Pomar, o ex-embaixador Jório Dauster e o analista de agronegócio mundial Antônio Sartori. Das 8h às 12h, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael Porto Alegre. Inscrições gratuitas.

FRASE DO DIA

Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia.

Confúcio