Artigos Anteriores

OS BLOCOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

DIFERENÇA BÁSICA

Enquanto o Bloco Europeu (UE) luta de todas as formas para que os países membros voltem a crescer, o Bloco latino, cujo nome é MERCOSUL, de forma irritante e insistente continua mentindo ao dizer que pratica um Mercado Comum.

COMERCIAL E MERCADO

Ora, ora, gente, com toda a franqueza me ajude: o que faz brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios acreditarem que o Mercosul existe de fato? Será que não percebem que de COMERCIAL nada existe, e de MERCADO muito menos?

MERCADO DE BARREIRAS

Convenhamos: as atitudes que vem sendo tomadas somente por dois sócios-membros, Brasil e Argentina, que têm maior poder de fogo no nati-morto projeto Mercosul, o que ambos só construíram até hoje, verdadeiramente, foram barreiras comerciais.

TUDO FECHADO

Você já ouviu falar da existência de algum mercado que se declara comum, tratar de impedir que aconteçam importações recíprocas? Pois, o Mercosul é só impasses, dificuldades, pressões e proibições.Isto significa, simplesmente, que, enquanto na Argentina não entram pneus, baterias, calçados, chocolates e produtos da linha branca, no Brasil não entram automóveis. Que tal?

DOENÇAS COMUNS

Agora o mais curioso: os embaixadores de ambos os países, a cada reunião que fazem para discutir as doenças crônicas comuns, só sabem dizer que os encontros foram muito produtivos e há boa vontade dos dois lados (?). Como assim?

SEM LICENÇA

Se alguma intenção para fazer negócios ainda existisse, como se explica a decisão tomada pela Argentina (leia-se presidente Cristina Kirchner), no início deste ano, de aumentar de 400 para 600 o número de itens que deixaram de ter licença automática de importação, prejudicando exportadores brasileiros?

AMOR E ÓDIO

Vamos deixar bem claro uma coisa: assim como a Argentina adota uma postura estupidamente nacionalista, o Brasil, que já conseguiu experimentar uma matriz globalizante, por opção petista voltou a sofrer do mesmo mal, com Dilma à frente do Executivo.Ambos os países, com esta postura, dizem o quanto amam o protecionismo. Por consequência dizem o quanto odeiam o livre mercado.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CANAL FECHADO
    A Record News acusou a Globo por não poder atender os assinantes da Sky e NET na apresentação do seu mais novo jornal, apresentado por Heródoto Barbeiro. Em nota, a Record disse que SKY e a NET se negam a retransmitir o sinal do canal de notícias, apesar dos inúmeros esforços do grupo Record para que isso aconteça. Segundo a Record, a Sky e Net optam por não exibir a Record News em razão de ligações com as Organizações Globo.
  • CÓDIGO FLORESTAL
    Finalmente, o texto do relator da proposta do Código Florestal, deputado Aldo Rebelo, foi aprovado por uma maioria esmagadora na votação de ontem à noite.
  • COPA 2014
    Ontem, 24, foi realizado o lançamento oficial dos ônibus envelopados para a Copa do Mundo de 2014. O prefeito José Fortunati, o secretário municipal da Copa, João Bosco Vaz, e os presidentes da Carris, João Pancinha, e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, participaram da cerimônia, que ocorreu na sede da Carris.
  • GLAUCOMA
    No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma ? 26 de maio ? o Hospital Banco de Olhos (HBO) de Porto Alegre realiza exame gratuito de detecção precoce da doença. As ações de prevenção, através do programa ?Promovendo a Saúde da Visão?, acontecem no primeiro piso do Bourbon Country e Ipiranga, ambos localizados em Porto Alegre/RS. O HBO vai disponibilizar um stand em cada um dos estabelecimentos e estará com equipes de médicos oftalmologistas e enfermeiro, entre 10h e 22h, para atender os interessados em realizar o exame. O diagnóstico será realizado através do exame de Tonometria de Sopro, indolor e indicado para todas as pessoas, que mede a pressão intraocular.

FRASE DO DIA

OS CRIMES COLETIVOS NÃO TÊM RESPONSÁVEL.

N. Bonaparte