Artigos Anteriores

O BRASIL QUE VIROU PASÁRGADA

ANO XIV - Nº 007/14 -

ILHA DA FANTASIA

O pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, na véspera do 7 de Setembro, não me sai da cabeça. Confesso que passei o final de semana todo cheio de curiosidade para conhecer esse tal de Brasil maravilhoso sobre o qual ela se referiu.

TIPO B

A primeira impressão que tive é de que Dilma se referia a um Brasil -tipo B-, que só existe na cabeça de ilusionistas, que vivem procurando formas e maneiras de enganar as plateias onde se apresentam. Aquelas, aliás, sempre lotadas de gente com baixa capacidade de compreensão e/ou discernimento.

BRASIL UTÓPICO

O Brasil real, ou -A-, que os sensatos conhecem bem, infelizmente está muito distante daquele país utópico que a presidente pintou, na última sexta-feira, 06, em cadeia nacional de rádio e televisão.

BRASIL QUE EU QUERO

Pois, o que me deixou pensativo desde a última sexta-feira até agora é que, mesmo percebendo o tamanho da mentira, o Brasil - tipo B- descrito pela mentirosa Dilma me agradou. Confere com aquele que eu gostaria de viver. Vejam só se não é o caso:

INFLAÇÃO EM QUEDA?

Agindo de acordo com a conhecida -esperteza safada-, Dilma aproveitou a data da Independência para vender ao pobre povo brasileiro a ideia de que a economia do país está muito saudável. Começou, inclusive, dizendo que a INFLAÇÃO ESTÁ EM QUEDA. Pode? Para receber o carinho da mídia, que pouco entende de economia, com a maior cara-de-pau usou os índices de julho e agosto - que se apresentaram mais baixos, comparativamente.

CRESCIMENTO ECONÔMICO

Sem tomar fôlego, a presidente foi adiante, partindo para a segunda esperteza safada: afirmou que no segundo trimestre o Brasil foi uma das ECONOMIAS QUE MAIS CRESCEU NO MUNDO, superando os maiores países ricos, entre eles EUA e Alemanha. E deixando para trás, também, o México e a Coreia do Sul. Que tal?Simplesmente não deu a mínima pelota para a queda da produção industrial em julho, o que vai comprometer seriamente o PIB de 2013.

PASÁRGADA

Sem ruborizar, depois de pregar tantas mentiras e enganações, Dilma ainda foi mais além: afirmou que a situação ainda exige cuidados, porém há sinais de que o PIOR JÁ PASSOU. Ora, pelo que se extrai dos indicadores econômicos, o PIOR ESTÁ APENAS COMEÇANDO.Penso que antes de fazer o seu incrível pronunciamento, Dilma deve ter lido o poema PASÁRGADA, de Manuel Bandeira, imaginando que o Brasil é o lugar onde podemos viver pelo sonho o que a vida madrasta (governo) não quis dar. Só pode...

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FOCUS
    O boletim Focus de hoje mostrou leve queda na projeção para o IPCA neste ano de 5,83% para 5,82%, e ligeiro aumento nas estimativas para 2014.
  • PIB
    Já a expectativa para a expansão do PIB subiu de 2,32% para 2,35% agora em 2013, mas recuou de 2,3% para 2,28% em 2014. A projeção para a Selic está agora em 9,75% tanto para este quanto para o próximo ano.
  • DIFA
    Está marcada para amanhã, 10, a última etapa da luta contra a cobrança da diferença de alíquota (DIFA) para empresas do Simples. Será no Plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 14h, quando os 55 deputados estaduais decidirão se o requerimento de sustação, de autoria do deputado Frederico Antunes, derrubará ou não o decreto nº 46.485 de 2009 que determinou a cobrança da DIFA. O empresariado da Capital e do Interior está mobilizado para acompanhar de perto essa votação, lotando o plenário e chamando atenção à causa. Diversos ônibus devem se deslocar das mais diferentes regiões e, a partir das 10h, empresários, empreendedores e funcionários do comércio devem ocupar a Praça da Matriz em vigília, até o horário da votação.
  • FRACASSO
    Fracassou em todo o País O MAIOR PROTESTO DA HISTÓRIA DO BRASIL, evento anunciado durante semanas nas redes sociais e amplificado por setores da Mídia, que divulgaram massivamente os atos de protestos marcados para 149 cidades.

FRASE DO DIA

UMA REVOLUÇÃO É UMA OPINIÃO QUE ENCONTRA BAIONETAS.

N. Bonaparte