Artigos Anteriores

MERCANTILISMO PURO

ANO XIV - Nº 007/14 -

PAÍS MERCANTILISTA

Enquanto o governo Lula/Dilma Petista, de forma gradual e segura, vai fazendo a Transição para o Social-Comunismo no Brasil, compromisso que o PT assumiu para valer desde o primeiro encontro Foro de São Paulo (do qual é membro fundador), o nosso pobre país se mantém, rigorosamente, como país Mercantilista.

VILÃO REAL

Aliás, o ódio que grande parte dos brasileiros nutre hoje pelo Capitalismo (sistema jamais provado pelo Brasil, infelizmente), se aprofundou muito depois que o PT ganhou a carta branca nas urnas. Foi quando o Brasil ingressou pra valer no Bloco dos Países Comunistas da América Latina do Bloco BOLIVARIANO, ou dos Países Comunistas da América Latina.

EXEMPLOS CLAROS

Por óbvio não se faz mais necessário provar que é exatamente isso que acontece no Brasil. Basta manter os olhos abertos e assistir, por exemplo, e a olho nu, os escancarados acordos compadres que o governo mantém, com as empresas X, do Eike Batista, com a JBS e, obviamente, com as empresas do setor automobilístico.

DELÍRIO

É possível que, mesmo diante de tantos fatos, alguns assinantes continuem dizendo que estou delirando e que nada disso procede. Pois, aí é que mora o perigo: a proposta de Transição para o Socialismo está escrita, com todas as letras, nas Atas do Foro de São Paulo.

INCENTIVOS DIRECIONADOS

Pois, para não deixar farpas de mínimo engano de que o Brasil é, e sempre foi, um país Mercantilista, da gema, na semana passada vários empresários e sindicalistas do setor automobilístico disseram que vão propor ao governo federal a criação de um sistema nacional de proteção ao emprego, como informou o Estadão na semana anterior.

INCENTIVOS PARA QUEM É COMPADRE

Segundo a reportagem, a proposta é adotar -para os compadres-, um modelo semelhante ao da Alemanha, no qual, em épocas de crise, os trabalhadores são afastados, mas não demitidos. Eles continuam vinculados à empresa e recebendo salários, com boa parte vinda de subsídios do governo.A discussão vem em um momento delicado para a indústria (só para o setor), diante de uma ameaça de crise no setor automobilístico, com vendas em queda tanto no Brasil como no exterior, e empresas dando férias coletivas e abrindo programas de demissão voluntária. Pode?

FAT

Atualmente, diz a notícia, é usado um sistema de -lay-off-, que é a suspensão temporária dos contratos de trabalho. Nesse mecanismo, o funcionário é afastado e parte dos salários é bancada pelo FAT -Fundo de Amparo ao Trabalhador-, do Ministério do Trabalho, mas essa contribuição é limitada a cinco meses.Pelo novo modelo em discussão, a dispensa teria duração de até dois anos, mas não seria integral. A jornada de trabalho seria reduzida em 20% a 50% e o governo arcaria com 60% a 80% do valor equivalente às horas reduzidas. A diferença seria bancada pelas empresas, e, dessa forma, o trabalhador arcaria com parcela menor da redução.Isto, gente, é puro Mercantilismo. Peço, portanto, que não joguem pedras no Capitalismo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PATOTA FUTEBOL CLUBE
    O governo Dilma Petista vai pagar para servidores passagens e hospedagens em hotéis nas cidades-sedes - com majoração (aumento) de até 100% na tabela de valores estipulada pela União. Que tal?O benefício é para oficiais militares e policiais que vão atuar na segurança, mas se estende também para secretários-executivos dos ministérios e equipe escolhida por eles. É a BOLSA COPA, ou -Patota Futebol Clube-.Segundo o decreto do Planalto, poderá haver subdelegação para dirigentes máximos de autarquias e fundações públicas e para os funcionários da Secretaria de Administração (que vão acompanhar a presidente em eventuais visitas aos jogos) e para os da Secretaria-Geral da Presidência, chefiada pelo ministro Gilberto Carvalho.
  • QUALIDADE
    Amanhã, 29, será realizada a 50ª Reunião da Qualidade. Promovida pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), a Reunião é o segundo maior evento da área no RS e ocorrerá no Teatro do Sesi/Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 ? Porto Alegre/RS), das 8h às 17h30min. As inscrições podem ser realizadas no hotsite http://www.mbc.org.br//mbc/pgqp/hot_sites/reuniao_50 ou por meio do www.portalqualidade.com/pgqp clicando no banner do evento. A edição trará palestrantes reconhecidos, como o palestrante e consultor nas áreas de vendas, gestão e recursos humanos Gilclér Regina; o neurocientista Alex Born; e o diretor executivo da Gauss Consultores Associados, Orlando Pavani.
  • AEROMOVEL
    Amanhã, a Sociedade de Engenharia do RS? SERGS ? promoverá o evento -A Engenharia da Cadeia de Valor do Sistema Aeromóvel-, com início às 8h30min, na sede da entidade ? Travessa Eng. Acylino de Carvalho, nº 33 ? 8º andar, em Porto Alegre.
  • BRASIL DE IDEIAS
    O evento -Brasil de Ideias-, realizado pela Revista Voto, terá edição especial em comemoração aos 10 anos da publicação nesta segunda-feira, 28 de abril, das 12h às 14h, no Salão Mercosul do Hotel Sheraton Porto Alegre. O tema do encontro, que terá como convidado especial Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Administrativo da Gerdau, será O Brasil da próxima década. O debate também contará com as presenças do doutor em Filosofia e diretor-geral do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec/RJ), Fernando Schüler, e do professor de Ciências Políticas da UFRGS Francisco Ferraz.

FRASE DO DIA

Os homens são sempre sinceros. Mudam de sinceridade, nada mais.

Tristan Bernard