Artigos Anteriores

DOENÇAS COMPLICADAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

ACOSTUMADOS

Nós, brasileiros, já nos acostumamos com o fato de que a semana só termina quando um novo ministério é denunciado pela revista Veja, por envolvimento em escabrosos casos de corrupção.

INOCENTES E HONESTOS

O curioso é que em todos os casos até agora denunciados e mostrados, os ministros envolvidos têm se comportado da mesma forma, ou seja, dizendo que são inocentes e honestos.

FIM DO DENUNCISMO

Mais curioso ainda é que os amigos e correligionários, mesmo depois de tomar conhecimento de que as provas são irrefutáveis, sempre fazem questão de entrar em cena para defender os espertos. Com um detalhe: todos clamam pelo imediato fim do DENUNCISMO.

INTERRUPÇÃO DA SAFADEZA

Ora, ao agir assim, só os tontos não percebem que o aborrecimento desses políticos está diretamente ligado à interrupção do fluxo do dinheiro público roubado. E quanto mais os envolvidos tentam prejudicar o trabalho da mídia, mais provas são publicadas.

ZONA DO EURO

Pois, os europeus estão na mesma toada, embora por outro motivo. Lá, a semana só acaba quando um país da Zona do Euro é levado à condição de mais novo candidato a caloteiro. Se a Grécia já foi considerada a economia mais doente de todas, hoje vários outros falidos lhe fazem companhia.

CIRURGIAS

Pelo visto estamos diante de duas sérias epidemias. No Brasil a doença maior é a corrupção; na Europa são as dívidas públicas da maioria dos países, que se mostram praticamente impagáveis. Ambos os ambientes, porém, têm boa possibilidade de cura. Mas isto só é possível com profundas cirurgias.

EURO NA VEIA

Uma coisa é certa aqui e lá: todos sabem o que precisa ser feito. No entanto, por questões ideológicas o que os países europeus querem mesmo é receber uma farta transfusão de euros para suas veias. Agindo assim a crise só vai aumentar.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • TÁ NA MESA
    O governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, será o palestrante do próximo Tá na Mesa da Federasul. Na ocasião ele fará uma palestra sobre: Federação e Gestão Pública. O evento acontece nesta quarta-feira (09/11), a partir das 12 horas, na Federasul.
  • IGP-DI
    O Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 0,40%, em outubro, taxa inferior à registrada em setembro, de 0,75%. Em 12 meses, o IGP-DI variou 6,78%. No ano, a variação foi de 4,72%.
  • SELEÇÃO DE FILMES
    Entre os dias 17 e 24 de novembro, 14 filmes inéditos chegam às telas do Rio Grande do Sul durante a 8ª Seleção de Filmes. A mostra, uma iniciativa do Grupo Zaffari com produção da Panda Filmes, acontece nas salas de cinema do Bourbon Shopping Country (Unibanco Arteplex) e Bourbon Shopping Ipiranga (Cinemark), em Porto Alegre, e na região metropolitana, com exibições no Bourbon Shopping São Leopoldo (Cinesystem) e pela primeira vez no Bourbon Shopping Novo Hamburgo (CinEspaço). A programação completa do evento será divulgada nos próximos dias, e poderá ser acessada pelo site http://selecao.bourbonshopping.com.br/
  • SINMETAL 70 ANOS
    Hoje, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do RS ? SINMETAL ? realizará jantar comemorativo do seu 70º aniversário de fundação Às 20h30min, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

FRASE DO DIA

Somos aquilo que fizemos repetidamente.

Aristóteles