Artigos Anteriores

AS OBRAS DEPOIS DA COPA

ANO XIV - Nº 007/14 -

JOHANNESBURG

Depois de curtir a bela Cidade do Cabo, na semana passada, inicio o meu retorno ao Brasil. Sendo obrigatória a escala em Johannesburg aproveito para conferir, em dois ou três dias, o quanto as obras realizadas para a Copa de 2010 estão sendo bem aproveitadas por aqui.

LOGÍSTICA

Deixando de lado tudo que já mencionei quanto ao que a natureza fez para que Cape Town seja uma cidade tão bonita e atraente, é de chamar a atenção o que foi feito em termos de infraestrutura logística. Um show.

HERANÇA

Se os estádios foram considerados absolutamente necessários para a realização dos jogos da Copa, como chegar até eles foi PRIORIDADE 1, ou seja, a mais importante de todas. Pois, esta é a herança mais elogiada por todos: moradores e visitantes da África do Sul. Só vendo. Ou melhor: andando pelas cidades.

NADA PARECIDO

De antemão, por tudo que já tive a oportunidade de observar até agora, entendo que no Brasil nada será assim. Pelo menos até julho de 2014. Tudo aquilo que ainda pode vir a ser feito, caso aconteça não chegará aos pés do que a África do Sul mostra. Tanto nos centros das cidades quanto nas periferias.

SANDTON CITY

Por enquanto, em Johannesburg, visitei Sandton City, bairro fino da cidade onde se encontra o Nelson Mandela Square, com a magnífica estátua de 6 metros de altura do líder sul-africano. É impressionante o número de hotéis, lojas, restaurantes, cafés, supermercados, teatros, escritórios, etc. A visita leva um dia inteiro, certamente.

COMÉRCIO

Para contornar o problema da violência urbana, fruto do longo período do APARTHEID, o comércio funciona, diariamente, das 9 às 18 horas (nos domingos, das 10 às 16h). Não vai até mais tarde justamente para evitar problemas à noite, na volta para casa.

INFLAÇÃO

Nas poucas horas vagas jamais deixo de conferir o que acontece no mundo e no nosso pobre país, cujo governo entende que é a hora de prestigiar a inflação. Pode? Como o povo é estúpido, mal sabe que inflação é IMPOSTO. Além da pesada carga tributária ainda tem mais este a pagar. Que, diga-se de passagem, é insonegável.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPC-S
    O IPC-S de 30 de setembro de 2011 apresentou variação de 0,50%, 0,08 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa apurada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula alta de 4,69% no ano e 7,14%, em 12 meses.
  • FLORENSE
    Já está circulando a nova edição da revista Florense, que traz na capa o superastro Harrison Ford. A Florense reúne também vários outros temas e personagens. Do Capitão Marvel, uma fixação juvenil do escritor Ruy Castro, a Saul Steinberg, ídolo do jornalista Sérgio Augusto e de milhares de apreciadores de seu traço; da cantora e compositora Alice Caymmi à escritora Martha Medeiros; do arquiteto Franklin Lee aos ceramistas Gilberto Paim e Elisabeth Fonseca, ou ao maestro Gustavo Dudamel. E, ainda, a megaprodução fotográfica da Florense para apresentar sua nova coleção de armários de alta tecnologia, alinhados com os melhores do mundo.
  • FORMATURA
    Criado através de uma iniciativa do CIEE, com o apoio de uma equipe de voluntários e da AMCHAM, o Programa Cidadania e Talento.com forma nesta segunda, 3, mais três turmas, num total de 37 jovens. O programa, que completou sete anos em 2011, já beneficiou cerca de 1.400 jovens. A formatura será realizada no Centro de Eventos CIEE, em Porto Alegre, a partir das 15h.
  • GRANDES&LÍDERES
    A edição Grandes&Líderes, realizada há 21 anos em parceria com a PwC, ocorre no dia 5 de outubro, às 12h30 na sede da FIERGS.

FRASE DO DIA

Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade.

Desconhecido